Pular para o conteúdo

Como salvar arquivos se o pc não inicia

É bem comum acontecer de o computador apresentar erro ao iniciar o Windows (Tela preta) e o usuário ficar sem saber como recuperar os arquivos antes de formatar. Pensando nisso, fizemos este artigo para mostrar oque fazer nestas situações.
Tutorial apenas para fins esclarecedores, não tente se não sabe oque está fazendo.

Como salvar meus arquivos se o computador não incia ?

Tela preta do windows
A Dúvida que está na cabeça de muitos usuários, pode ser esclarecida e realizada facilmente, mas para isso o usuário não pode ter medo de mexer na parte de hardware do seu computador (parte interna do gabinete), pois uma das opções que teremos, será com a retirada do HD de dentro de seu computador.
Outro mito e medo que muitos usuários tem é de utilizar o LINUX, seja por preconceito, seja por medo de não conseguir, mas saiba que é muito fácil e indicado fazer uso do Linux para recuperação de dados em partições windows com problemas.

Fazendo uso do Linux para backup de arquivos em hd com Windows

A plataforma Linux, possui Distribuições que iniciam do CD/DVD, ou seja, você terá um Sistema completo rodando diretamente de um CD-Room ou DVD-Rom, bastando iniciar o sistema a partido do cd e fazer o backup para um pendrive ou hd externo.
As Distribuições linux que indicarei, são as lista abaixo, bastando baixar a iso, grava-las em um cd ou dvd para então utiliza-la para recuperar arquivos de partições windows.

Famelix 2.0

Uma ótima opção até mesmo para que vocês testem um pouco sobre Linux, é uma distribuição feita com a finalidade de incentivar usuários Windows à migrar para Linux, A interface é bem parecida com Windows, e é muito fácil de usar.
Característica:
Versão: Famelix 2.0 >> Opção de rodar do CD ou Instalando.
Português: Sim !
Clique para fazer o download do Famelix

Ubuntu 11.10

Considerada por muitos a melhor plataforma linux para iniciantes, o Ubuntu pode lhe proporcionar diversão  comodidade, e inovação, além das inúmeras ferramentas para você testar. Use-a para fazer backup dos seus arquivos windows !
Versão: Ubuntu 11.10 >> Opção de rodar do CD ou Instalando
Português: Sim !
Link com a versão atualizada LIVE CD
Clique aqui para fazer o download do Ubunto 12.04 LTS
Coloque o cd, espere carregar e escolha a opção Experimentar Ubuntu

Sem dúvida que esta é a maneira mais fácil e rápida de recuperar e salvar seus arquivos em um pendrive ou hd externo, pois assim não precisará de um outro computador, como verá no método abaixo.

Recuperando e salvando arquivos (2º – Método)

Obs: (Isso é oque um técnico faria || Não tente !)
Este tutorial é apenas para explicação, então não iremos especificar nada, para que não hajam maiores problemas para usuários inexperientes.
Hd(Hard Disk) ou Disco rídigo IDE e SATA

Todo computador possui em seu hardware, um HD(Hard Disk ou Disco rígido), e é nele que se encontra todos os arquivos de sistema, programas, fotos, musicas e etc.
O Hd é dividido em partições, e é nas partições que você irá encontrar seus arquivos, então sabendo disso, dá para supor que se você retirar seu hd e coloca-lo em outro computador poderá facilmente salvar seus arquivos.
Como eu iria retirar meu HD ?
(Com o Computador desligado)
1º – Abra a tampa do seu gabinete, localize o HD, retire os cabos de força e flat (ou cabo sata).
2º – Desparafuse-o e retire do gabinete.
Colocando hd em outro computador:
Você terá que colocar o Hd em outro computador em modo “ESCRAVO (SLAVE)”, Ou seja, você terá que colocar seu hd para rodar junto com outro que esteja rodando o sistema.
1º – Abra a tampa do gabinete do computador com windows (Funcionando)
2º – Coloque o outro hd na segunda entrada IDE ou SaTa com seus respectivos cabeamentos de força.
3º – Faça o jampeamento do segundo HD como Slave (No caso de IDE), pois os modelos SATA reconhecem automático.
4º –  Deixe o Boot do Windows para o hd funcionando (no Setup), inicie o Windows, abra “Meu computador” e procure pelo hd secundário, fazendo então o backup dos arquivos para o outro hd ou mesmo para um pendrive.
Este é um método que deve ser feito apenas por pessoas que já fizeram ou mesmo que você faça com o acompanhamento de alguém experiente para não ter problemas maiores.

Este artigo pertence ao Kbaus Tutoriais.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

3 comentários em “Como salvar arquivos se o pc não inicia”

  1. Olá Renato, Já atualizei o link para a versão 12.04 LTS com garantia estendida, mas também havia baixado a versão 11.10 e consegui utilizar do CD.

    Pra mim apareceu sim a opção "Experimentar Ubuntu".

    Abraço !

Deixe uma resposta