1 votos | 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas |Média: 5,00 de 5
Loading...Loading...

Como conseguir um patrocínio eSports ou esportivo

Hoje vamos dar algumas dicas para você que tem uma equipe de  e Sport (Electronic Sport) ou mesmo para qualquer modalidade esportiva que envolva uma equipe de jogadores.

Muitos cometem erros grotescos na procura por patrocínio de qualquer tipo para equipes e aqui vamos mostrar quais são estes erros, assim como mostraremos a maneira correta de se dirigir-se a um patrocinador em potencial.

Patrocínio para e-Sport (Esporte Eletrônico) está em uma faze de grande crescimento, e muitos estão vendo oportunidades imensas de sucesso nesta nova área. Porém, oque muitos não sabem é que para conseguir um patrocínio esportivo, temos primeiramente que ter um “Projeto de Patrocínio”.

Como conseguir um patrocínio eSports ou esportivo

Como fazer um projeto de patrocínio esportivo

Como o próprio nome já diz, o projeto de patrocínio deve conter suas metas para que seja bem sucedido em uma solicitação de patrocínio, e neste projeto deverá conter algumas informações e tabelas bem argumentadas para que tudo ocorra bem.

Oque deve ter um projeto de patrocínio eSports ou Esportivo ?

As primeiras informações a serem expostas em seu projeto são os dados de sua equipe como um todo, e no caso dos Gamers que fazem parte do eSports deve conter informações pessoais reais e in-game, visto que nenhum patrocinador irá apostar em um simples nickname. (nome fantasia).

É nesta parte que entra sua “Equipe de Marketing” ou “Responsável” pelo marketing de sua equipe, que terá a tarefa de faze-lo aparecer nas mídias que envolvem seu esporte seja ele qual for.

No caso de equipes esportivas que praticam esportes reais, nada mais do que conseguir entrevistas, divulgar boas colocações em campeonatos em locais estratégicos pra que esta equipe torne-se visada por potenciais patrocinadores.

No caso de equipes eSports no sentido de games online onde o maior marketing deve ser feito pela internet em locais como Facebook, Twitter, Instagram e Youtube e o principal, um site onde mostre toda história e trajetória de sua equipe até ali.

É esta pessoa ou equipe de marketing que fará com que seu pedido de patrocínio tenha grandes chances de ser concretizado e bem sucedido, portanto, não dispense em hipótese alguma um responsável por esta área.

Iniciando seu projeto de patrocínio de eSports / esportivo.

O seu projeto de patrocínio como dito anterior mente, deve conter todos os dados que interessam ao patrocinador em potencial, e estes dados incluem primeiramente:

 

  • Nome da equipe, clã ou Guilda.
  • Nome do responsável pelo Marketing (contato e etc para retorno)
  • Nome do Líder da equipe
  • Nome do Sub Líder
  • Equipe titular e Reservas.

Os dados citados acima, são cruciais para o início de seu projeto de patrocínio, assim como deve-se prestar atenção no que irá ser preenchido nestes campos.

Toda equipe deve ter um líder, capitão ou mandante para que tudo esteja como nos conformes, e esta pessoa deve ter a capacidade de chamar para si a responsabilidade por todo e qualquer resultado que possa surgir em algumas competições.

Publicidade

A equipe titular e equipe reserva

Este ponto cabe mais para os Gamers que em algumas modalidades de jogos podem conter dezenas e até mesmo centenas de membros envolvidos.

Mas há um ponto a ser esclarecido: Nenhum patrocinador irá colocar-se no risco de patrocinar um clã ou guilda inteiros, pois isso seria prejuízo na certa.

Os patrocinadores, estão de olho nas equipes titulares e alguns reservas que tem como obrigatoriedade de existir em um clã ou guilda de eSport, e não em uma infinidade de membros para oferecer equipamentos de graça.

Patrocínio eSports ou EsportivoOutro ponto a ser levado em consideração, é que os patrocinadores “devem” e irão querer saber quem são estes membros como pessoas físicas com por exemplo, onde moram, oque fazem, e a quanto tempo estão na equipe e se são realmente de confiança. Pois investir em uma equipe que um membro pode simplesmente ganhar um equipamento e depois simplesmente abandonar a equipe e ficar com aquilo somente para uso próprio seria prejudicial tanto para a equipe quanto para o patrocinador.

Portanto, tente comprovar que são realmente pessoas direitas e que já se estão juntos a um tempo regular para que passe confiança para seu patrocinador. Coloque dados reais e não apenas os nicknames in-game ou canais no Youtube de players que pulam de equipe para equipe em um piscar de olhos.

O que seu patrocinador quer afinal ?

Você deve estar se perguntando, o porque desta pergunta, e ela é muito importante, pois a principal fonte de um patrocínio é a parte em que o seu patrocinador realmente quer, e não a equipe. Seu patrocinador tem que ter algo em troca para poder oferecer o patrocínio.

Que a equipe necessita de equipamentos de última geração é óbvio, mas oque seu patrocinador irá ganhar fornecendo isso para vocês ?

Esta é a chave da questão, pois seu patrocinador quer visibilidade e retorno do que esta sendo investido então é aí que você entra com a parte do marketing feito por seu responsável na área.

A parte onde estará todos os dados da equipe, todas as competições e boas colocações em que chegaram sem a necessidade do patrocínio, é mostrar para seu patrocinador, que vocês tem lugares para colocar a marca dele e que ele irá aparecer para potenciais clientes.

Nesta parte do seu projeto você irá preencher com informações do tipo:

Website da equipe, pagina no Facebook com número de curtirs considerável, canal no Youtube também com número de inscritos considerável, em fim, todo e qualquer lugar em que sua equipe tem boa gama de comparecimento na mídia, para que então seu patrocinador fique instigado à querer estar nestes locais mostrando sua marca para seus seguidores que são sim potenciais clientes para os materiais vendidos.

Além disso, é crucial manter-se em evidência ganhando ou chegando muito próximo da vitória na maioria das competições em que fizer parte para não só deixar seu patrocinador feliz, como também conseguir outras fontes de patrocínio que podem sim chegar a existir.

Nota: Evite ao máximo erros de português e pedir demais para seus patrocinadores, isso pode passar um ar de insegurança de sua equipe que está pensando somente nos lucros próprios e não no principal objetivo que é “Oferecer algo em troca para seu patrocinador

Espero que este artigo possa ajudar muitas e muitas equipes à conseguir um patrocínio para seus respectivos jogos.

Em fim pessoal, este texto eu dedico à todos os players de games online, principalmente dos FPS como Combat Arms no qual eu também possuo uma equipe e se Deus quiser irá conseguir chegar ao topo.

<hr ‘style: color blue’ /> By: Dicas e Tutoriais Kbaus.
Miller Alberto
Webmaster e blogueiro profissional, atualmente vive de blog e está satisfeito em ganhar fazendo aquilo que gosta. Afixado por tecnologia e internet, tem como hobby jogar FPS e criar conteúdo, dicas e tutoriais para os site e blogs que possui. Mais artigos deste autor

Miller Alberto

Webmaster e blogueiro profissional, atualmente vive de blog e está satisfeito em ganhar fazendo aquilo que gosta. Afixado por tecnologia e internet, tem como hobby jogar FPS e criar conteúdo, dicas e tutoriais para os site e blogs que possui. Mais artigos deste autor

  • Marcio

    Excelente artigo.
    Gostaria de saber sobre a parte do patrocinador, com relação ao q se recebe?

    • http://www.kbaus.com Miller Alberto

      Olá Marcio !
      Acredito que o combinado nunca sai caro, então a parte do patrocinador nada mais é do que cumprir com as propostas após assinar com qualquer equipe.

      Obviamente que também cabe ao patrocinador, analisar o andamento da equipe e até mesmo opinar sobre alguns aspectos, visto que é um investimentos que pode ser moldados para atingir objetivos e nada mais justo do que deixar a contra-parte a par da situação.

      Abraço !

  • http://youtube.com/brunobass17 Bruno Barrios

    Opa, excelente artigo. Gostaria de saber como funciona o patrocínio voltado para canais no Youtube. Tenho um canal pequeno de games, estou tentando investir, porém me faltam alguns recursos que dia após dia tento aprimorar. O mais difícil de se obter o patrocínio é quando mais se necessita, no início da atividade. Poderia me informar se tem algum atalho ou ponto crucial para chegar em alguma empresa para que possivelmente consiga uma aposta? Um abração.

    • http://www.kbaus.com Miller Alberto

      Olá Bruno ! O Youtube está em uma fase de crescimento incrível e acredito que apenas algumas configurações para gerar fundos usando o Google Adsense através de seus vídeos já é um grande passo à se dar.

      Há também a possibilidade de afiliar-se à uma “Network”, mesmo não gostando deste tipo de parceria pode ser uma saída rápida para seu canal.

      Agora se o seu foco for com relação à patrocínio de equipamento, a melhor opção é investir por conta no início e até mesmo apresentar produtos de lojas e etc. Com o tempo e com a popularização de seu canal ficará mais fácil conseguir equipamento para “Review” de equipamentos gamers.

      Enfim, tudo depende do seu nicho de trabalho com seu canal, só assim poderá focar-se em algum tipo de parceria que gere algo de concreto.

      Abraço e obrigado pelo comentário!

  • Rony Mendes

    Olá eu sou Líder de uma clã antigo que está voltando com os cenários competitivos e queria saber mais sobre patrocínio e como adquiri lo , estamos sempre presentes em todos os campeonatos e queremos representar sua impresa etc …

  • http://Ongame 123456789patrick

    Estou a Procura de patrocínio, há muito tempo estou procurando mas não consegui achar ainda… As pessoas acham que isso é perda de tempo !! Eu acho que não… Estou procurando um Patrocinador para provar que não sou o que eles pensam…

    • http://www.kbaus.com Miller Alberto

      Olá Patrick, Acredito que o segredo é não desistir… Mas também é bom ver oque você pode fazer pelo patrocinador com relação aos produtos dele, então ter uma page com um número considerável de fãs e até mesmo um site onde pode deixar esta parceria amostra seria uma boa ideia.

      Outra dica é procurar patrocínio equivalente à sua equipe, não tente algo tão grande, mas também não saia pedindo patrocínio pra qualquer empresa de host de fundo de quintal. Isso pode acabar afastando empresas maiores!