2 votos | 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas |Média: 3,00 de 5
Loading...Loading...

Como recuperar a capacidade total do pendrive ou cartão SD

É muito comum utilizarmos os pendrives e cartões SD para realizar ações mais complexas, como por exemplo utiliza-los para dispositivo de boot de alguns sistemas operacionais, programas e ferramentas de recuperação, porém, conforme a utilização para estes fins vai ocorrendo, seu dispositivo acaba perdendo a capacidade de armazenamento com o tempo e o tipo de formatação utilizada, principalmente aquelas que criam partições.

Frustração quando o usuário tenta formatar !

O usuário acaba tentando recuperar a capacidade total do pendrive ou cartão sd usando a formatação normal, mas a frustração vem logo em seguida, pois o dispositivo simplesmente não retorna com o espaço de armazenamento padrão.

RECUPERAR CAPACIDADE CARTAO SD PENDRIVE

Isso acontece porque as partições criadas por programas de criação de boot, não são reconhecidas como partição primária, única reconhecida por seu sistema, tornando as outras partições inacessíveis e com elas o espaço utilizado também não.

A solução é mais simples do que parece !

Pensando nisso, vamos mostrar neste tutorial uma maneira simples e rápida de recuperar a capacidade total de seus dispositivos sem utilizar qualquer tipo de programa, usando apenas a linha de comando.

Usando apenas as ferramentas do próprio Windows, seja qual for sua build você poderá simplesmente excluir todas as partições transformando todo espaço do dispositivo em apenas um espaço não alocado, onde ao executar uma formatação normal, sua capacidade de armazenamento será restaurada.

Como recuperar a capacidade total do cartão SD e Pendrive.

Nota: Se você já tem certa consciência dos processos, pode usar o resumo do tutorial no final do post, mas se não tem ideia do que está fazendo, então é recomendável seguir o tutorial completo passo-a-passo.

1- CMD – Com o pendrive ou cartão SD inseridos no computador, abra o menu iniciar e digite “CMD” sem aspas, e execute-o como “Administrador” ou caso contrário você terá uma mensagem de acesso negado ao fazer o procedimento seguinte.

2- Diskpart – Dentro do cmd, digite “Diskpart” sem aspas e pressione enter.
Diskpart

Publicidade

3- List Disk – Agora, vamos listar todos os volumes em seu computador (hd’s, Pendrive’s e Cartões SD) digitando o seguinte comando sem aspas “List Disk“.
Passo-2 List disk

4- Select Disk – Atenção nesta etapa, pois você deverá ser capaz de identificar a capacidade de armazenamento de seu pendrive ou cartão de memória, afim de escolher o dispositivo correto no diskpart. Se seu dispositivo for menos que 32GB, então este volume aparecerá em “MB“, como por exemplo meu pendrive que possui 8GB, mas na lista é mostrado como 7.728 MB e se for maior que 32GB ele apresentará a sigla GB conforme os outros dois hd’s reconhecidos na imagem.

Tendo identificado seu Cartão de memória ou Pendrive utilize o seguinte comando para seleciona-lo: Select Disk # onde o “#” é o número do seu dispositivo na listagem, assim como no meu caso eu coloquei o comando “select disk 2” pois o número do meu pendrive era 2.
Passo-3 Select disk #

5- Clean – Após ter selecionado seu pendrive, a mensagem “O disco “x” é o disco selecionado, é hora de iniciar a limpeza das partições, usando então nesta etapa o comando “Clean” e em seguida dando Enter. Este passo termina quando aparece o nome “DISKPART>” abaixo.
Passo 4 Clean

6- Formatando seu dispositivo – Quando o passo 5 terminar, você poderá formatar seu pendrive digitando “format” na próxima linha, mas é mais fácil você fazer isso do jeito tradicional, indo em “Meu computador, clicar com botão direito no seu pendrive ou cartão sd e selecionar “Formatar“.

Pronto, Agora seu dispositivo estará com a capacidade total e você poderá utiliza-lo da maneira que quiser.

Resumo dos passos do tutorial:

  1. Abra o CMD e execute-o como administrador
  2. Digite “Diskpart“, e sem seguida o comando “list disk“.
  3. Selecione seu dispositivo usando o comando “Select disk #“.
  4. Limpe o disco selecionado usando o comando “Clean“.
  5. Formate o dispositivo usando o comando “Format” ou Formate-o usando o método tradicional.

Se este tutorial te ajudou de alguma forma, não deixe de comentar e principalmente deixar seu like e quem sabe até compartilhamento nas redes sociais! Este procedimento ajuda e muito o site!

Miller Alberto
Webmaster e blogueiro profissional, atualmente vive de blog e está satisfeito em ganhar fazendo aquilo que gosta. Afixado por tecnologia e internet, tem como hobby jogar FPS e criar conteúdo, dicas e tutoriais para os site e blogs que possui. Mais artigos deste autor

Miller Alberto

Webmaster e blogueiro profissional, atualmente vive de blog e está satisfeito em ganhar fazendo aquilo que gosta. Afixado por tecnologia e internet, tem como hobby jogar FPS e criar conteúdo, dicas e tutoriais para os site e blogs que possui. Mais artigos deste autor