2 votos | 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas |Média: 3,50 de 5
Loading...Loading...

Qual a vida útil de um fotocondutor?

O fotocondutor é uma parte fundamental no funcionamento de uma impressora a laser: é graças a ele que os pigmentos do toner conseguem ser transferidos para o papel formando a imagem que será impressa. Por isso, ter um fotocondutor funcionando corretamente é essencial para que você consiga imprimir sem nenhum defeito ou falha.

Estimativa de vida útil de um fotocondutor

E assim como os outros consumíveis de uma impressora, o fotocondutor também possui uma estimativa de vida útil, que é a indicação, na caixa do produto, de quantas impressões ele pode fazer. Essa estimativa é feita com base em testes de rendimento, variando conforme a marca, modelo e o uso que o equipamento terá. Por isso, não é possível estabelecer uma vida útil definitiva e genérica para os fotocondutores – ela está relacionada com múltiplos fatores.

vida-util-de-um-fotocondutor

Fatores que influenciam a vida útil do equipamento

Publicidade

O primeiro fator que influencia a vida útil de um fotocondutor é sua marca e seu modelo: há no mercado uma grande variação entre o número de impressões que esse equipamento consegue produzir dependendo da sua marca e até do modelo dentro dessa marca. Fique atento na hora da compra.

Outro fator a forma como ele é utilizado. Por exemplo, se a sua impressora é indicada para uso doméstico mas você a utiliza em um escritório, a vida útil do fotocondutor – assim como dos demais consumíveis – será bastante reduzida. O tipo de material impresso e de papel usado também é importante, já que imprimir só textos é menos nocivo para o equipamento do que a impressão de chapados, ilustrações e retículas, por exemplo.

As condições do ambiente também têm influência: incidência direta de luz, umidade e poeira podem danificar a peça, prejudicando seu funcionamento. Usar toners falsificados e não realizar a manutenção preventiva periodicamente são outros fatores que podem afetar o fotocondutor.

Alguns sinais indicam que o fotocondutor está chegando ao seu limite. O principal e mais comum são impressões com manchas de tinta. Certos hábitos podem ajudar a maximizar a vida útil dessa peça, como realizar a manutenção preventiva a cada 6 meses, manter o equipamento longe da luz solar e da umidade e não deixar que poeira fique acumulada na impressora.

Este foi guest post enviado por Rodrigo Rodrigues da Acesso Shop que atua na área de suprimentos de impressão!

ARNALDO AMARANTOS