1 votos | 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas |Média: 5,00 de 5
Loading...Loading...

O balanço de branco nas fotografias

Hoje vamos falar um pouco sobre o balanço de branco nas fotografias e este é um assunto bem interessante pois envolve a qualidade e realismo com a alteração de uma simples configuração que para muitos é simplesmente ignorada.

Na era digital, onde os smartphones praticamente possuem um grau de parentesco conosco e a cada lançamento uma grande inovação no quesito nitidez com câmeras fantásticas capazes de transmitir a realidade em FullHd ! Tecnologia esta que muitas vezes é desperdiçada pela simples falta de conhecimento do usuário que possui um equipamento moderno com grandes características mas que por sua vez não sabe tirar seu máximo.

o-balanco-de-branco-nas-fotografias

Então que tal conhecer um pouco mais sobre uma configuração específica de sua câmera que pode dar um salto na qualidade de suas fotografias, que a partir de hoje terão muito mais vida e realismo.

O Balanço de branco nas fotografias!

As luzes possuem cores e nossos olhos se adaptam à elas muito facilmente, porém, isso não acontece com o sensor de uma câmera, que precisa da ajuda de um medidor de cores embutido para identificar cada tipo de cor e intensidade.

Quem nunca tirou uma fotografia de algum lugar ou de alguém e quando foi olhar percebeu que a pessoa tinha um aspecto mais amarelado ou mesmo que a parede daquela bela obra era de uma cor diferente à olho nú?

Talvez, naquela foto onde você estava de branco e na fotografia apareceu de azul você não tenha percebido que uma parede poderia estar refletindo a luz, ou mesmo uma foto azulada aparente em um dia nublado. Todos são efeitos causados por uma má configuração do balanço de branco!

O balanço de branco em seu smartphone

A grande maioria dos smartphones e celulares que possuem uma câmera é munido do balanço de branco, e por padrão eles vem configurados no balanço de branco automático ou AWB (Auto White Balance), porém, nem sempre seu uso é indicado e seu mal uso pode acarretar em fotografias de má qualidade, como é o caso do uso do balanço automático em locais onde a luz do sol é aparente, fazendo com que o branco reduza os tons avermelhados dos raios solares.

Separamos então uma tabela publicada sobre a câmera do Nokia Lumia que permite decifrar qual é a temperatura da cor de acordo com a tonalidade da luz para então configurar o balanço de branco para uma melhor fotografia.

Publicidade

Abaixo você vê uma tabela com exemplos, características e tonalidade das cores para ter uma base de como configurar o balanço de branco em suas fotografias afim de obter um qualidade superior.

Balanco de branco1

A tabela serve para que você seja capaz de identificar a escala de temperatura chamada Kelvin ou simplesmente (K), tendo referencia à luz do dia que pode ser ensolarado equivalendo-se à 5500K e se a luz for mais próxima do vermelho como por exemplo no entardecer, teremos uma temperatura equivalente à 2000 e 4000k.

Mas as configurações de “K” estão presentes em apenas alguns aparelhos e câmeras mais sofisticadas, sendo mais comum encontrarmos padrões como por exemplo os listados abaixo:

 

  • Ensolarado ou Daylight/Sunny – Esta é a pre-configuração mais indicada para ser usada durante o dia, onde as condições do tempo ensolaradas estão presentes.
  • Nublado ou Cloudy – Indicado para ser usado em condições de tempo nublado, podendo retirar o tom azulado proposto pelo AWB (balanço de branco automático).
  • Incandecente – Este é o mais comum para uso no dia-a-dia onde você encontra-se em meio a luzes incandecentes como a lâmpada de sua casa que tem um tom amarelado por exemplo. Este não é a luz “fluorecente” (branca) mais novas.
  • Sombra ou Shadow – pre-configuração para locais onde existem sombras, mesmo que a luz do dia mas que por alguma causa a luz sofra algum tipo de cobertura. (preste atenção aos reflexos que podem anular o efeito da sombra)
  • Fluorescente – Possui inúmeras variações de cores e intensidade de acordo com o tipo de fabricação, mas normalmente são brancas e possuem grande luminosidade sendo bastante comum em eventos e galpões iluminados, mas também presente em residencias com mais frequência.
  • Flash – Uma luz com tom azulado e forte, se deixar em AWB nestas condições perderá detalhes de cores e fazer uso desta configuração pode lhe dar uma imagem com cores mais consistentes e nítidas. (não confunda Flash configuração com o Flash do aparelho, são duas coisas distintas)

Pode lhe parecer um pouco confuso no início, mas com o tempo você vai se adaptando e saberá exatamente qual o tipo de configuração do balanço de branco será o melhor para suas fotografias, o interessante é começar à testar para facilitar o uso.

Miller Alberto
Webmaster e blogueiro profissional, atualmente vive de blog e está satisfeito em ganhar fazendo aquilo que gosta. Afixado por tecnologia e internet, tem como hobby jogar FPS e criar conteúdo, dicas e tutoriais para os site e blogs que possui. Mais artigos deste autor

Miller Alberto

Webmaster e blogueiro profissional, atualmente vive de blog e está satisfeito em ganhar fazendo aquilo que gosta. Afixado por tecnologia e internet, tem como hobby jogar FPS e criar conteúdo, dicas e tutoriais para os site e blogs que possui. Mais artigos deste autor