2 votos | 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas |Média: 5,00 de 5
Loading...Loading...

Evite a morte de seu blog focando em objetivos

Todos nós estamos cansados de saber que criar um blog nos dias de hoje é uma tarefa fácil, principalmente com a grande variedade de ferramentas e plataformas para criar um blog em apenas alguns minutos. Mas por outro lado existem aqueles que criam, criam e criam blogs um atras do outro, achando que o primeiro não deu certo por causa do nicho, o segundo por causa do template o terceiro pela falta de tempo e assim por diante, até que o blogueiro perceba que o real problema está nele mesmo.

Criar um blog é fácil, mante-lo no ar por no mínimo 6 meses já é outra história, principalmente se você é iniciante e depende de ferramentas, pessoas e/ou serviços de terceiros para isso. No título eu estou focando em evitar a morte de um blog, portanto não iremos ficar enrolando mostrando dicas para criar um, até porque, existem milhares de dicas e tutoriais espalhados pela blogosfera que podem ajuda-lo neste quesito, inclusive aqui no Kbaus.com, mais especificamente na categoria “Dicas para blogs“.

Pensando nisso, resolvi criar este artigo para lhe dar algumas dicas para evitar a morte de seu blog por descaso, mesmo que este seja sem que você perceba.

evite-a-morte-de-seu-blog-focando-em-objetivos

O blog focado em um objetivo

Vamos supor que estejamos criando um blog do zero e para isso precisamos pensar em alguns aspectos antes de “dar a luz” à ele, e um destes aspectos são: Nicho, nome, domínio, categorias, logotipo, plataforma, conteúdo e mais uma infinidade de coisas  que vão surgindo diariamente.

Pronto, você criou seu blog, e digamos que ele já tenha uma certa “cara de seu”, e agora vem o ponto chave, porque talvez até agora você ainda não tenha definido aquilo que o fará manter-se vivo:

O Objetivo! – Exatamente, sem objetivo ninguém chega à lugar nenhum,  principalmente seu blog e consequentemente, você, que é o responsável por gerir estes objetivos.

É muito comum encontrarmos blogs abandonados por aí,  simplesmente pelo fato de o autor não ter focado nos objetivos à serem alcançados, muitas vezes nem mesmo o próprio blogueiro sabe que seu blog já morreu faz tempo!

Como definir objetivos para seu blog?

Eu não posso escrever este artigo e simplesmente dizer à você onde oque deve fazer para focar em seus objetivos, até porque, eles são pessoais e cada um tem os seus! Se eu fosse resumir todo este artigo em algumas palavras, diria que:

“O seu blog só começa após o primeiro de muitos objetivos serem alcançados, além do foco nos próximos ficarem evidentes”.

Cada blog é um blog e cada autor deve ter seu objetivo principal a longo prazo, dividindo-o como se fosse degraus, onde cada um deles, do menor para o maior até levará ao principal. Mas é claro que algumas dicas podem ser dadas e criarei uma pequena lista onde você poderá se basear para criar e seguir seus próprios objetivos.

Publicidade
  • Descubra sua área de atuação: É ela quem vai definir suas categorias de sub-categorias e que por ventura irão determinar o conteúdo do seu blog.
  • Defina onde objetivos, assim como lemos as datas: Objetivos para “Amanhã, para semana que vem, mês que vem, para 6 meses e por fim para 1 ano!.
  • Também divida seus objetivos por grau de importância, como por exemplo focar em “Ganhar dinheiro, aumentar lista de contatos, ou a investida em maior número de tráfego”.
  • Um de seus sub-objetivos deve ser “perseverança”, pois a desistência não pode sequer ser cogitada, a menos, se você já fez alguma burrada tão grande que não possa ser concertada.
  • Como dica, eu diria para sempre aprender: Leia, informe-se e se torne um profissional no seu nicho, pois isso dará ao seu blog maiores chances de ter acessos, seguidores e por fim o tão sonhado sucesso!.

Bom meu amigo, sinto dizer que se você achou que criar um blog era fácil apenas porque em minutos você tem um no ar, enganou-se! Um blog nunca está pronto, principalmente em alguns nichos onde o conteúdo salta de todos os lugares e se você ficar para traz será ultrapassado e com isso ignorado.

Estas foram algumas dicas para evitar a morte de seu blog focando em objetivos pelos quais seu trabalho será reconhecido.

Vamos supor que você tenha um blog e que seu objetivo principal é ganhar dinheiro com ele através de publicidade! Portanto, podemos definir como objetivo principal a “Receita” e a partir daí vamos “quebrar a receita em partes” onde cada parte do quebra cabeça será um objetivo menor.

Qual conteúdo gera mais receita?

O conteúdo é a alma de seu blog e se você esta focado em ganhar dinheiro com ele através de publicidade, então tem que pensar e planejar antecipadamente o tipo de conteúdo que será abordado e se ele trará bons frutos.

O conteúdo deve ser pensado antes mesmo da criação do blog, pois o nicho é quem ditará o conteúdo e o conteúdo é quem trará as visitas que obviamente darão à você a receita tão almejada.

O marketing de seu blog é muito importante!

O conteúdo por sí só não é suficiente, portanto você tem que mostrar as pessoas que ele existe e que é de qualidade, para isso você poderá usar um plano de marketing focado no seu objetivo principal que é a receita através da publicidade.

Fazer uso das redes sociais já é mais do que obrigatório para um site ou blog que pretende ter receita através de visitas, mas não é só isso.

Faça uso de todas opções disponíveis, mesmo que para alcançar um único visitante, lembrando que aquele único visitante poderá ser o seu fiel escudeiro na ajuda em divulgação, admiração e por que não um futuro colaborador de seu blog.

O que você já sabe que deve fazer!

Se você está lendo este post é porque provavelmente tem um blog e não quer que ele pereça… Então também já leu muito conteúdo por aí e algumas dicas devem ser levadas em consideração para manter seu blog vivo!

Atenção no que o visitante quer! – O seu visitante é quem ditará o rítmo e até mesmo o conteúdo que você escreve. Portanto, preste atenção nos comentários do blog e também nas publicações nas redes sociais, dê grande importância para estes comentários, mesmo que críticos, pois serão eles que o ajudarão a “avaliar” e “ajudar” em seu desenvolvimento.

Pequenos problemas, grandes perdas – Isto é muito importante, pois saber controlar os problemas recorrentes de seu blog é cruscial para seu crescimento, cada erro de pagina, link quebrado, posta desatualizado pode ser característica de uma grande perda para você, incluindo em sua receita. Atente-se ao design, resoluções, “Responsividade do blog”, erros de carregamento, paginas de pesquisa, menus e muitas outras funções que devem estar em pleno funcionamento em seu blog para que o mesmo promova uma boa experiência ao usuário.

Por fim, mas não menos importante – Parcerias, amizades e uniões com pessoas, sites e blogs poderão ajuda-lo a chegar em seus objetivos mais rapidamente. Crie suas próprias oportunidades, seja criativo e faça com que os outros apostem em seu sucesso.

 

Acredito que este artigo tem um lado mais inspirador do que instrutivo, mas que provavelmente dará a você uma mapeamento dos caminhos que ao menos “Não devem ser seguidos”. Ninguém melhor que você para saber do que seu blog precisa, então ordene as situações de acordo com suas necessidades, além é claro de ser auto-crítico com sigo mesmo e com seu blog.

Miller Alberto
Webmaster e blogueiro profissional, atualmente vive de blog e está satisfeito em ganhar fazendo aquilo que gosta. Afixado por tecnologia e internet, tem como hobby jogar FPS e criar conteúdo, dicas e tutoriais para os site e blogs que possui. Mais artigos deste autor

Miller Alberto

Webmaster e blogueiro profissional, atualmente vive de blog e está satisfeito em ganhar fazendo aquilo que gosta. Afixado por tecnologia e internet, tem como hobby jogar FPS e criar conteúdo, dicas e tutoriais para os site e blogs que possui. Mais artigos deste autor