Pular para o conteúdo

Cloud Computing e Office 365

A multinacional de tecnologia Microsoft lançou recentemente o pacote Office 365, uma novidade que foi muito bem aceita pelo mundo corporativo. Basicamente, o 365 oferece os mesmos aplicativos Office das versões anteriores – Word, Excel, Power Point, Outlook, entre outros. A diferença fundamental, dessa vez, está na versão online do pacote, que se dá graças ao SkyDrive ou OneDrive, como passou a se chamar recentemente. Conhecida como cloud computing, essa tecnologia de armazenamento de dados, à qual pertence o OneDrive, permite ao usuário acessar conteúdos salvos pelo seu computador em qualquer outra máquina.

Cloud Computing e Office 365

A versão Office 365 permite que você acesse todos os aplicativos do pacote Office de qualquer computador, tablet ou smartphone que você esteja logado. A dinâmica do OneDrive faz com que essa ferramenta seja muito útil e apropriada principalmente para o mundo corporativo, já que ela evita diversos imprevistos como perda de dados, dificuldades de acesso, entre outros. O trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam mais fáceis, uma vez que todas as informações se encontram no mesmo local – na nuvem.

Publicidade

O Office 365, portanto, torna-se uma ferramenta muito importante para a otimização do serviço e para a produtividade dos funcionários dentro de uma empresa. Imagine o seguinte: você precisa acessar alguma planilha de custos para dar uma resposta solicitada pelo cliente, mas não está com seu computador em mãos. Com o Office 365, você tem essa planilha salva no OneDrive e a partir de qualquer dispositivo você poderá acessá-la rapidamente, sem maiores dificuldades, garantindo assim a agilidade de seus serviços.

 A computação em nuvem oferece uma praticidade incomparável em termos de acesso, e é por isso que cada vez mais pessoas confiam seus dados a aplicações como o OneDrive. Ao fornecedor desse serviço cabem todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc. O usuário precisa se preocupar em apenas acessar e utilizar a nuvem.

Além da Microsoft, empresas como Amazon, Google e IBM  foram as primeiras a iniciar uma grande ofensiva nessa nuvem de informação, considerada pelos especialistas como uma “nova fronteira da era digital”. Atualmente, essa tecnologia ingressa tanto nas empresas quanto em computadores domésticos, facilitando o processo de confecção, armazenamento e compartilhamento de dados.

Por: Humberto Puperi, diretor de Pré-Vendas da Cinco TI.


Este artigo pertence ao Kbaus Tutoriais.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Deixe uma resposta