Pular para o conteúdo

Oque é Acesso Remoto

Hoje vamos ver o que é Acesso Remoto e pra que server !

Ouvimos muito falar em acesso remoto, mas poucos sabem oque realmente significa, e muito menos como funciona. Então decidimos falar um pouco deste tipo de conexão afim de estudos, testes e até mesmo possibilidades de utiliza-las em seu dia-a-dia.

Oque é Acesso Remoto

Oque é acesso remotoAcesso remoto é o nome dado para o Acesso de alguma forma à outro computador que não seja o seu mesmo, sendo acessado via rede, ou internet através de conexão tcp/ip.
O Acesso remoto em sí pode ser usado apenas para acesso à arquivos, pastas, programas ou qualquer outra fonte de dados existente em outro computador ou servidor da rede ou da internet.

Quais são as formas de acesso remoto existentes ?

O Termo acesso remoto pode ser muito variado e destinto para cada tipo de aplicação podendo ser utilizado vários tipos de conexões diferentes para acesso.
Basicamente as duas formas mais utilizadas são VPN ( Virtual Private Network ) e VNC ( Virtual Network Computing ).

Acesso remoto via VPN ( Virtual Private Network )

Trazendo para o português, VPN ficaria simplesmente como Rede Privada Virtua, onde com o próprio nome já diz, é uma rede que tem acessos limitados “Criptografados”(senha) que pode ser acessada remotamente “Virtualemente” através de outro computador.
Este tipo de conexão é muito utilizado para acesso à arquivos de servidores de empresas, lojas, banco de dados entre outros.
Seu principal objetivo é o compartilhamento de arquivos para determinadas pessoas com acesso de usuário e senha que lhe permitirão acesso à arquivos, pastas que lhe são concebidas por um administrador de rede.
Resumindo para um bom entendimento (TRADUZIR PARA O PORTUGUÊS).
Esta nada mais é do que uma rede entre dois ou mais computadores que terão seus arquivos compartilhados para usuários destintos. Um bom exemplo é quando você usa a pasta “Musicas compartilhadas” do windows com seu compuador do escritório ou mesmo notebook. (Simplesmente uma rede com senha) sendo acessada via Rede ou Web.

Acesso remoto via , vnc, vpn e área de trabalho remoto

Acesso remoto via VNC (Virtual Network Computing)

VNC é a abreviatura de Virtual Network Computing, que nada mais é do que acesso virtual à um computador remoto que esteja localizado em outros locais distantes.
A grande diferença do VnC para o VpN é que o VNC é que com este tipo de conexão, você pode acessar um computador distante como se estivesse de frente-a-frente com ele, podendo inclusive controla-lo remotamente utilizando-se de seu mouse, teclado e monitor.
Você poderá controlar o computador como se fosse o seu próprio, podendo abrir janelas, programas e executar comandos de acordo com as permissões estabelecidas ao seu usuário.
O modo mais comum de VNC utilizado é a Área de Trabalho Remota.

Acesso remoto via Areá de Trabalho Remota ( Remote Desktop ).

Conforme descrito acima, a Área de Trabalho Remota é uma conexão VNC que te permite acessar um computador à distância como se fosse o seu próprio, podendo ainda utilizar seu mouse, teclado para enviar comandos, acessar a internet, desligar e etc.
O Windows possui sua própria ferramenta para acesso remoto que é a “Área de Trabalho Remota do Windows”, onde é preciso simplesmente do ip, nome de usuário e senha para acessar outros computadores.
Há também a possibilidade de acessar a área de trabalho de um computador utilizando programas de acesso remoto, e alguns dos mais conhecidos podem ser encontrados na lista abaixo.
TeamViewer
WinVNC
Supremo
Google Chrome Desktop Remote
Além dos programas citados acima, também existem muitos outros, e em sua maioria são utilizados mais para fins de assistência e suporte por empresas à usuários remotos.

Acompanhe os próximos artigos sobre Programas para Acesso Remoto !

Este artigo pertence ao Kbaus Tutoriais.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

2 comentários em “Oque é Acesso Remoto”

  1. Realmente isso pode causar transtornos para quem ainda não está acostumado, mas, os programas em sua maioria são criptografados com senhas e ID's de Acesso.

    O TeamViewer por exemplo é muito utilizado pela sua facilidade e segurança, porque basta clicar em um "X" para fechar a conexão alheia.

    Obrigado pelo comentário !
    Abraço !

  2. Que legal… ni idea que significaba eso…
    da un poco de miedo alguen mechendo de outro lado o seu computadora…
    Realmente la tegnologia es divina! Gostei Miller…
    Fica con Dios!
    Abrazo!

Deixe uma resposta