Pular para o conteúdo

Principais erros de técnicos de informática em 2023

O ano é 2023 onde muita coisa mudou e a era digital trouxe ao mercado muitas novas profissões e elevou o patamar de muitas outras, como é o caso dos técnicos de informática.

O fato é que os principais erros de técnicos de informática parecem ser hereditários, pois passam de pai para filho e de professor para aluno.

É algo que parece inexplicável, visto que, em pleno 2023 onde a informação está literalmente em nossas mãos deveria amenizar esses tipos de erros comuns, no entanto, o oposto acontece ao ver Youtubers propagando o conhecimento da maneira errada, e até mesmo nos fóruns por aí a fora.

E como assíduo em fóruns de ajuda, redator web de alguns sites e também ex técnico de informática trago hoje um artigo que tem como objetivo reduzir um pouco esses erros, que por vezes são até bobos.

Os 6 principais erros de técnicos de informática que são inaceitáveis

erros-de-tecnicos-de-informatica

A grande quantidade de erros de técnicos de informática é assustadoramente alta, porém, listareis os 10 principais e iniciaremos com um erro bem comum.

1 – Configuração de boot em Legacy/CMS desabilitando o Secure boot.

Basta uma breve pesquisa para acharmos muito conteúdo relacionado à este assunto e a instrução errada mais vista é para que se desabilite o UEFI e o Secure Boot com o objetivo de conseguir dar boot via Legacy/CMS.

O Legacy/CMS e uma mera emulação do antigo sistema BIOS (Basic Input/Output System) ou em tradução literal “Sistema Básico de Entrada e Saída”.

Quando ativamos, basicamente perdemos inúmeras vantagens que o sistema UEFI suporta, e uma delas é a utilização de discos com partições GPT nativamente implantado em SSDs por exemplo.

Já o Secure Boot é auto explicativo, visto que auxilia em uma inicialização segura infecções durante esse processo delicado. Além disso alguns tipos de hardwares e aplicações mais modernas só funcionam corretamente em sistemas UEFI, como é o caso de alguns jogos e placas de vídeo.

Por isso, evite cometer esse tipo de erro evitando a regressão, crie um pendrive com sistema de boot UEFI e mantenha seu computador atualizado com as novas tecnologias.

2 – Sempre instalar e atualizar os drivers e BIOS mais recentes

Não atirem pedras em mim! – Mas nem sempre uma atualização de driver ou Bios mais recente lhe trará benefícios. É muito comum esse tipo de indicação de forma geral propondo melhorias, mas podem ocorrer inúmeros erros que podem até ser irreversíveis.

Pense comigo, você tem uma BIOS que funciona, um Drivers de vídeo que funciona, mas pesquisa na web e o que encontra é o jargão “Atualiza tudo que melhora”.

Você segue seu influêncer digital e baixa o Driver Booster e atualiza tudo! Aí você percebe que após isso “algo de errado não está certo” kkk o jogo começa a dar lag, começa haver bugs na inicialização e sua vida vira um inferno.

Isso acontece porque você trocou o certo pelo duvidoso, e escute o que eu digo, o melhor driver ou versão de Bios que existe é a que funciona!

Mas se mesmo assim quiser realizar uma atualização, a recomendação é pesquisar em foruns atras de experiências de outros usuários com o novo driver ou versão de Bios, bem como, ler as notas de atualização do fabricante afim de ter um comparativo sobre as melhorias e se isso trará benefícios para o seu computador.

Se após isso perceber que a tendência será de melhora, aí sim a recomendação é: Atualize!!!

3 – Comprar um computador novo e fazer um downgrade para Windows 7

É bem comum alguns técnicos recomendarem à você que formate o computador com Windows 11 ou 10 e instale seu antecessor Windows 7.

Acredito que a recomendação seja feita por talvez os técnicos não conseguirem se adaptar ao sistemas mais novos, Windows 10/11.

O que se perde com isso é que além de dificultar o aprendizado do usuário também o deixará fora de novas tecnologias, sem falar que o usuário ficará sem suporte da Microsoft, ainda mais exposto à falhas, brechas de segurança e etc.

O Hardware do novo computador pode não funcionar corretamente visto que o sistema mais antigo não terá suporte ao driver mais novo e com isso simplesmente não funcionará.

O sistema mais atual com um computador mais atual funcionará da melhor forma possível e você pode até sofrer pela nova experiência, mas nada que o tempo não cure!

4 – Montar um computador com configuração desbalanceada

O Usuário sempre quer jogar os melhores jogos do mercado e são erroneamente induzidos à comprar placas de vídeo de ultima geração, esquecendo que o balanceamento é mais importante num contexto geral.

O cliente tem um computador com DDR-2 – Intel Celeron e é induzido à comprar uma GTX-1060 pci express 3.0.

Seja realista com seu cliente, indique uma placa acessível que em conjunto com um processador, placa de vídeo, memórias e fonte de alimentação adequadas trarão um resultado melhor.

A confusão entre preço x valor ainda é tabú no Brasil!

5 – Recomendar um Notebook Gamer!

A tecnologia avança, e notebooks gamers são lançados no mercado com configurações atraentes não para solucionar um problema, mas para preencher uma lacuna de consumistas!

Você deve aceitar que até o momento não existe solução plausível para o que você procura! Um notebook gamer até impressiona, no entanto, se comparado com o cenário atual perde de lavada em quase todos os quesitos, menos é claro em, mobilidade!

A dica é: Monte um computador gamer que supra suas necessidades e talvez invista num notebook para casos mais isolados ou como uma alternativa em horas específicas de lazer.

6 – Resolver tudo na base da formatação

Último mas não menos importante é aquele erro de técnico que na realidade não é um erro, mas sim uma solução mais cômoda!

Formatação para muitos é o remédio para qualquer defeito em computador, sem contar que a falta de conhecimento acaba levando muitos à resolverem tudo desta forma.

Seja na remoção de vírus, lentidão, perca de usuários, driver errado e muitos outros defeitos que podem ser solucionados de maneira mais simples e talvez até mais rápida que uma formtação.

Indique a formatação em casos onde realmente seja necessário, ou mesmo num upgrade de hardware e consequentemente de sistema.

Crie uma tabela de serviços com preços baseados no tempo e verá que seu leque de clientes será maior quando você tiver a solução específica para seus problemas.

Principais conclusões

A informação em 2023 anda a todo vapor e em suma é de graça, portanto, aqueles que almejam trabalhar como técnico em informática deve evitar ao máximo esses erros comuns, capacitando-se utilizando fontes de informações confiáveis para oferecer um bom serviço.

Assim como em qualquer outra área, o profissional deve buscar o diferencial para destacar-se na sua categoria e por fim tornar-se referência.

E se você se identificou com os erros de técnicos de informática acima listados, procure uma fonte de conhecimento para aperfeiçoar suas habilidades evitando assim ficar obsoleto. Comente, e se fique a vontade para listar mais erros de técnicos de informática!!!

Marcações:

1 comentário em “Principais erros de técnicos de informática em 2023”

  1. Muito legal a leitura e sem dúvida eu cometo muitos desse erros, que vou me segurar para evitar ao maximo.

    mas na periferia é bem normal os clientes adquirirem computadores inferiores já sem suporte a novos sistemas e isso causa a sensação de vício de nós técnicos.
    Mas realmente isso acontece.

Deixe uma resposta