Pular para o conteúdo

Agregadores de conteúdo – Alguns amam, outros odeiam

Chegou a vez dos agregadores de conteúdo, e desde já, irei explicar porque muitos blogueiros amam este tipo de divulgação e outros odeiam tanto.

Prós e contras dos agregadores

Os agregadores de conteúdo são sem dúvida ótimas fontes de tráfego para um blog, porém, não costumam trazer visitas de boa qualidade ocasionando então o crescimento da taxa de rejeição do blog.

Outro ponto é a questão do “Conteúdo Duplicado”, mas acredito que isso é culpa dos próprios blogueiros que simplesmente copiam parte de seu conteúdo e publicam nos agregadores ocasionando a duplicação.

Para resolver isso, basta adicionar descrições diferentes como já foi citado neste e-book anteriormente.

Aumento brusco no tráfego é normal em um agregador, porém, a queda brusca também existe quando o artigo some das primeiras páginas causando uma oscilação de visitas no blog que muitas vezes faz o blogueiro ficar perdido quanto ao real trafego de seu blog mensalmente.

Como usar corretamente os agregadores de conteúdo ?

Após ter visto os principais prós e contras dos agregadores, vejamos como contornar os “contras”, fazendo deles um benefício ao blog e de quebra ganhar algumas clicadas de “Leitores paraquedas”.

Não publique conteúdo de qualidade nos agregadores

Não é aconselhado publicar conteúdos de qualidade nos agregadores, isso deve-se ao fato dos visitantes não estarem interessados em “Artigos de Nicho” e provavelmente este artigo não ficará por muito tempo no topo do agregador.

Conteúdo exclusivo para agregadores

Faça do agregador de conteúdo uma “Armadilha para visitantes paraquedas” criando conteúdo chamativo e atraente à eles.

Títulos engraçados, artigos complementares e de baixa qualidade são bem aceitos, mas obviamente que você não irá falar de batidas de carro impressionante em um blog que trata de assuntos de nicho fechado como por exemplo, moda, tecnologia, blogosfera, dicas para blogs e etc.

Tente criar artigos chamativos mas que tenham conformidade com seu conteúdo podendo conter bastante links para outros artigos internos, links de afiliados, propagandas e etc, fazendo com que este “Artigo exclusivo para agregadores” lhe renda ao menos algumas moedas ao final do mês com cliques em anúncios e visualizações de páginas com os links internos.


Este artigo pertence ao Kbaus Tutoriais.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

2 comentários em “Agregadores de conteúdo – Alguns amam, outros odeiam”

  1. Sim Rafael ! Pensando por este lado, você tem razão. Mas Convenhamos que artigos que realmente tem qualidade e "Nicho" não são bem vistos em meio à inúmeros conteúdos chamativos como uma foto de um famoso ou uma palhaçada de alguém trollando a mãe.

    Artigos de qualidade geralmente tem nichos chamativos apenas para quem está realmente interessado naquele conteúdo.

    Também existem agregadores e Agregadores… Eu mesmo não sigo a risca oque escrevi em qualquer agregador, o Colmeia por exemplo é um ótimo agregador para se publicar conteúdo de qualidade pois o tipo de público para artigos de nicho é existente nele.

    Outro agregador que vale a pena publicar qualquer tipo de conteúdo de qualidade é o iBlogs por exemplo que é específico para a blogosfera.

    Só gostaria de deixar bem claro à todos os leitores, que em momento algum escrevi este artigo com o intuito de falar mal dos agregadores de conteúdo, muito pelo contrário. Eu utilizo muitos deles. E o objetivo foi incentivar blogueiros à utiliza-los com sabedoria.

    Em fim ! Obrigado pelo comentário Rafael !
    Bem vindo ao Kbaus.COM 🙂

  2. Um outro ponto a se pensar é o fato de que a divulgação do seu conteúdo num Agregador é na verdade uma parceria. Você ganha visitas de graça mas precisa dar alguma coisa.
    O que você dá é um conteúdo de qualidade para o agregador.
    Se você seguir uma linha para apenas tentar sugar ao máximo do agregador, evitando sugerir links de qualidade, utilizando títulos chamativos apenas para atrair visitas, etc, certamente chegará um dia que o Agregador simplesmente não aceitará mais os seus conteúdos.
    Fica a dica!

Deixe uma resposta