Quais são as peças e componente do pc / computador

Ouve-se muito falar que o computador é complicado por ter muitos componentes oque é uma grande verdade, pois o computador não é como um televisor ou um dvd que se constituem em apenas uma parte.

Vamos ver hoje quais são as peças e componentes  do computador, tanto a parte externa quanto interna.

Quando digo parte interna e externa, quero dizer todas as partes do computador, sendo elas desde hardwares (placas) até os periféricos como mouse, teclado, monitor etc.

É importante a função de cada parte do seu computador até mesmo para poder eliminar possíveis problemas de forma mais rápida sem a necessidade de solicitar um técnico para coisas básicas.

Publicidade
Escrevendo esta postagem tive a ideia de simular a compra de peças para formar nosso comuputador e assim vamos vendo a função de cada uma.
Antes de começarmos digo-lhes que não existe um componente mais importante para o funcionamento do seu computador, mas sim alguns que são excenciais e que de cara já posso afirmar pra vocês que para ligar um computador precisaremos apenas de.

Placa-mãe, processador, memória, fonte de alimentação (hd se for instalar um sistema )
Apenas com estes componentes, você já conseguiria ligar o seu computador fazendo o famoso "Robocop" que  é ligar as peças sem a utilização do gabinete, mas como não é esse o caso, vamos então dar inicio à compra de nossos componentes !


Mas afinal, Quais são as peças e componentes do computador ?


Como sabemos, o computador é formado por vários componentes e vamos classifica-los da seguinte forma:
Hardware, Softwares, periféricos.

Sendo assim, vamos então por partes e definir cada parte do computador de acordo com a classificação citada acima.

Hardware


A palavra hardware é quem faz jus a parte interna do seu gabinete ou seja, as placas que compõem a parte física do seu computador como placa mãe, fonte, hd, memórias e etc.

Vamos então começar à montar nosso computador iniciando pelo hardware.


Placa-Mãe:

A placa mãe, é como se fosse o corpo do computador e é uma das partes excenciais para o funcionamento de um computador, porém de nada adianta sem a combinação com outros componentes.

Praticamente existem 2 tipos de placas-mãe que são as placas Off-Board e On-board

Geralmente uma placa On-board, já vem com algumas regalias que é a integração de alguns componentes como ( Vídeo, Áudio, Rede e etc ).

Já as placas Off-Boards costumam ser mais rápidas, e também maiores devido à o grande número de slots PCI colocados para a instalação de novas placas.

No mercado é bem mais comum encontrarmos placas mãe on-board por serem mais compactas e de menor custo.

Processador:

O processador é como se fosse o cérebro do seu computador, pois é ele o responsável por "Processar" os dados enviados e realizar os caculos necessários além de devolver estes dados prontos para nós.

O processador também é chamado de CPU ou ( Unidade de Processamento Central ), e muitas vezes costumamos ver as pessoas chamarem erroneamente o Gabinete de cpú.


Memória:

A memória também é um componente essencial para o formar um computador, pois sem a memória a placa-mãe e processador não funcionariam.

A memória como muitos pensam não é a responsável por guardar arquivos, mas sim por complementar a velocidade do seu computador, ou seja, se você tem 1 Gigabyte de memória isso não quer dizer que você pode guardar apenas 1 Gigabyte de arquivos, pois o responsável por seus arquivos  é o Hd, que veremos mais adiante.

Podemos dizer que a memória pode ser medida em dados, então quando dizemos 1Gigabyte de memória, isso quer dizer que seu computador será capaz de 1 Gigabyte de dados ao mesmo tempo.


Hard-Disk (hd)

O Hard Disk também conhecido como HD ou Winchester é o responsável pelos arquivos que compõem o a parte gráfica, inclusive é onde fica instalado o Sistema Operacional ( Windows, Linux, Mack e etc.) além de todos os seus arquivos, como músicas, fotos, vídeos, navegadores, e etc.



Fonte de Alimentação

A fonte de alimentação é a responsável por alimentar todos os componentes de hardware do seu computador e é dela que saem os fios amarelos (12 volts) vermelho (5 volts) e pretos (neutro).

A fonte de alimentação é um componente muito importante e deve ser comprado de acordo com o hardware que você vai usar pois algumas placas à mais podem fazer o desempenho de energia cair ocasionando problemas futuros em alguns componentes.

É sempre aconselhável comprar uma fonte de pelo menos 500 Watts Reais para dar total suporte aos componentes de hardware.


Cd/Dvd-Rom

O Cd-Rom é pode ser considerado apenas como complemento para realizar trabalhos, mas é essencial para a instalação do seu Sistema Operacional pois hoje em sua maioria vem em mídias de Cds/Dvds.


Driver de Diskete ou Leitor de cartão

Hoje em dia não é usado com tanta frequência, e é esquecido por muitos, mas o disquete foi uma das primeiras formas de transportar arquivos de um computador para outro porém com bem menos espaço !.

Hoje em dia adotamos os Leitores de Cartões pois são encontrados em vários tipos de mídias como celulares câmeras e etc.

Gabinete

O Gabinete é o local usado para interligar as peças de hardware para assim formarem um só objeto ( o Computador ) ou como muitos chamam erroneamente a CPU.

Hoje em dia a maioria dos gabinetes são padronizados para a maioria das placas, mas caso você use uma placa off-board por exemplo terá que comprar um gabinete compatível visto que são placas maiores.

Podemos classificar os gabinetes como mini torre, torre e super torre que é indicado para placas off-board e também para ter a possibilidade de utilizar até 5 Gravadores de Cds/Dvds.



====================================

Software


Basicamente, o Software é quem dá suporte ao nosso hardware, pois sem ele seria impossível usufruir de uma placa de tv por exemplo.

Software são programas e aplicativos que compõem seu sistema operacional. O próprio sistema operacional pode ser considerado um Software. pois também é formado por aplicativos e programas além de outros componentes.

Ao contrário do hardware, o software não é físico então podemos apenas Vê-lo em funcionamento com o auxilio de um monitor.


====================================

Periféricos


Periféricos são as partes físicas externas que compõem um computador e são classificados em periféricos de entrada, saída, e multiuso ou entrada e saída.

Os periféricos são peças como Monitor, mouse, teclado, impressora, pendrives, caixas de som, Scanners, caixas de som e etc.

Vamos ver abaixo alguns exemplos de periféricos de acordo com a classificação que ele irá usar.

Periféricos de Entrada:

Periféricos de entrada são aqueles que "Enviam" dados ou comandos para seu computador e alguns deles são:

Teclado:
O teclado envia comandos para dentro do seu computador formando assim as letras e caracteres digitados em documentos e arquivos.

Mouse:
O mouse também é um periférico de entrada, pois apenas envia dados, que sao os movimentos das setas para facilitar o manuseio do computador.

Microfone:
O microfone é considerado um periférico de entrada pois apenas envia dados (Vós ou Ruídos) para dentro do seu computador e assim é formado o som gravado.

Scanners:
Os Scanners enviam digitalizam documentos e imagens e às envia para dentro de seu computador formando-se então um arquivo e assim é classificado como periférico de entrada.

Periféricos de Saida:

Os periféricos de saída são aqueles que recebem os dados do computador e de alguma forma isso é transmitido para nós humanos, e alguns exemplos são:

Monitor:
O monitor do seu computador é responsável por mostrar à você oque se passa nas configurações do seu computador e por isso é um periférico de saída.

Impressoras:
As impressoras normais também são periféricos de saída, pois mandam documentos e imagens para nós de dentro para fora formando assim a Impressão.

Caixas de Som e Fones de Ouvido:
As caixas de som e fones de ouvido também são consideradas periféricos de saída pois são responsáveis por reproduzir os sons do computador para nós seres humanos.

Periféricos Multiusos

Há também aqueles periféricos que podem fazer as duas funções para seu computador enviando e recebendo dados e em sua maioria são as tecnologias mais modernas.

Impressoras Multifuncional:
As impressoras multifuncionais, como o próprio nome já diz é capaz de realizar várias funções, pois vem integrado em um único equipamento, Scanner, Impressora, Fax, leitores de cartão e etc.

Um periférico multiuso muito utilizado são os Pendrives, Câmeras digitais, Celulares, Cartões de memória e muitos outros.
Estes tem a função tanto de enviar quanto de receber arquivos do seu computador então pode-se classifica-los como periféricos multiuso.

Estabilizador X No-break


Não se pode esquecer também de alguns dispositivos que fazem a segurança do seu computador, e um dos mais indicados são os Estabilizadores e No-breaks.

O Estabilizador como o próprio nome já diz, é responsável por estabilizar a energia que é enviada para seu equipamento.

Muitas pessoas confundem o Estabilizador com a Fonte do computador oque é errado, pois a fonte é cituada na parte interna do seu gabinete e também é responsável por "gerir" a energia para cada tipo de componente interno.
Já o Estabilizador, é ligado à tomada da sua residência e funciona como uma extensão comum porém sua estrutura é preparada para estabilizar a energia e enviar sempre a mesma quantidade para seus equipamentos.

O No-Break é o mais seguro e indicado para ser usado com seu computador, pois ele trabalha como um Gerador de energia e em caso de ficarmos sem energia elétrica, ele mantem seu equipamento ligado por um periodo suficiente para realizarmos o desligamento correto do computador.

O tempo de uso do No-break varia de acordo com marca e modelos, sendo que os mais robustos suportam até horas sem a necessidade de energia elétrica.


imprimir ou salvar como pdf
Pin It

14 comentários :

  1. Respostas
    1. Olá Paulo !
      Eu é que agradeço pelo comentário !

      Abraço !

      Excluir
  2. gostei tirou todas as minhas duvidas!

    ResponderExcluir
  3. valeu eu tava presisando pra fazer um trabalho
    obrigado!!!

    ResponderExcluir
  4. Legal Esse Trabralho ;)

    ResponderExcluir
  5. gostei,mas queria ter fazer uma pegunta:
    eu tenho um No-Break mas quando ligo ele fica com a luz do bontao de ligar piscado e apitado e ele nao perga carga porque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivanildo !
      Efetue a troca da bateria do seu No-Break. O fato de ele não estar pegando carga gera os bips de "bateria baixa".

      Abraço !

      Excluir
  6. 3 ¿Cuáles son las partes internas de una pc?
    3 ¿Quais são as partes internas de um PC?
    por favor me ajude A ELVIS

    ResponderExcluir
  7. oi Miller muito obrigado por tirar minhas duvidas!
    Atenciosamente:
    Antonio Manuel. Independência-CE
    Abraço Valeu

    ResponderExcluir
  8. oi Miller gostei mais preciso tira algumas dúvidas sobre montagem pois fiz um curso mas não tiver aproveitamento quero que me ajude tirando ás minha dúvidas.

    ResponderExcluir
  9. Rapaz, confere aí o português hein, tá tenso!

    Fora isso, muito bom o artigo!

    ResponderExcluir