Pular para o conteúdo

Monitorar temperaturas do computador – Qual a importância e quais programas usar ?

Monitorar as temperaturas do seu computador é uma tarefa muito fácil que geralmente são simplesmente ignoradas por parte dos usuários.

Vejo em muitos fóruns por aí pessoas reclamando de lentidão após um período de tempo com o computador ligado.

Porém, o que muitas pessoas não sabem é que “Aquecimento” excessivo do seu computador pode ocasionar esses tipos de lentidão e futuramente causará uma oxidação na placa mãe, ou até mesmo estufamento dos capacitores e consequentemente a inutilização da placa.

Os processadores ao contrário do que os usuários pensam, foi feito para trabalhar com temperaturas médias ou seja nem frio e nem quente de mais.

Outra coisa muito importante, é a estrutura física do seu gabinete que por mais que seja simples foram criados para trabalhar com ” Correntes de Ar ” sendo misturadas e fazendo então um aquecimento ideal para o funcionamento dos componente.

Por padrão, a maioria dos gabinetes tende à:

O Ar frio entra pela parte fontal inferior do gabinete, bate no fundo do gabinete fazendo um redemoinho  juntando com o ar quente das peças da placa e saindo pela parte traseira utilizando saídas como a fonte e ventoinha traseira ( opcional ). Proporcionando assim, um círculo de ar “Equilibrado” aos componentes.

Não sou nenhum desenhista, mas tentei fazer na imagem abaixo quais são as direções que o ar entra e sai com a instalação das ventoinhas.

LEGENDA: ventoinha VerdeAr frio Azul – Ar morno Azul com verde – Ar quente Vermelho


clique na imagem para ampliar.
parte trazeira ————————————– parte Frontal.

Provavelmente, seu gabinete dever ter apenas a ventoinha de saída de ar da FONTE.
E para instalar essas ventoinhas, é necessário compra-las e instala-las, ( a maioria dos gabinetes já vem com suporte a elas.

Tendo a imagem acima, imagine o seu computador sem estas ventoinhas ! Vs. Tempo de uso !
Note que o ar já sai morno ao entrar em contato com o ar quente do seu HD.

Porém para que esse ciclo de ar funcione corretamente é necessário a instalação de uma ventoinha na parte frontal do gabinete posicionada para jogar ar frio para dentro do gabinete, e uma ventoinha na parte traseira  ( logo abaixo da fonte ) posicionada para mandar o ar quente para fora do gabinete dando assim auxilio para a fonte de alimentação.

Obs: Qualquer temperatura acima de 60 Graus Cº – deve se levar em consideração.
No momento em que eu fiz este tutorial as temperaturas do meu computador estavam em:
Nota, meu computador não é desligado à 2 semanas (tenho um servidor aqui )
No que meu ” systema ” está em  94 Graus Cº
porém o sensor da minha placa mãe está com problemas.

O programa usado foi o SpeedFan.

Bom, mas como o título já diz, vou tratar apenas da explicação da importância e quais programas utilizar e como já vimos a importância, veremos agora quais programas utilizar.

Existem programas que podem fazer esse monitoramento para você diretamente na tela do seu computador e podendo ve-las sem parar oque está fazendo.

SPEEDFAN ( Freware )
Um dos programas que eu uso e recomento é o SPEEDFAN. e você pode fazer
o Download dele aqui –
http://www.almico.com/speedfan444.exe
O programa é bem leve, e tem o ícone de uma ventoinha que fica na área de trabalho bastando abri-lo que ele já vai lhe mostrar todas as temperaturas do seu computador tipo: Placa-mae, Cpu 1, Cpu 2, Sistema, hd Placa de vídeo e etc.

Everest Ultimate ( Shareware )
Outro programa muito usado e útil é o Everest, na guia Censor.
E você pode fazer o Download dele aqui. 
O programa é útil na identificação de informações do computador como placa mãe, audio, e tem a opção de ver as temperaturas do mesmo, indo no menu lateral e na opção ” Sensor “.

Gostou do tutorial ? Comente e/ou mande para um amigo !

Este artigo pertence ao Kbaus Tutoriais.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Deixe uma resposta