Pular para o conteúdo

10 Problemas comuns em Celulares! E como evita-los.

Os celulares fazem parte da vida e do cotidiano das pessoas e deixou de ser um artigo de luxo à muito tempo. E hoje vamos listar os 10 problemas comuns em celulares que fazem você visitar uma assistência técnica.

Obviamente que as telas quebradas sempre vão lideras estas estatísticas, mas nós técnicos alertamos para outros problemas mais comuns em celulares que podem fazer o equipamento parar de funcionar em definitivo ou causar sensações desagradáveis ao usuário.

10 problemas comuns em celulares

Veja os dez problemas mais comuns em celulares, suas principais causas e dicas de como evitar para promover uma maior vida útil de seus dispositivos.

Abaixo segue a lista resumida dos principais problemas, mas logo abaixo encontre a lista detalhada sobre os defeitos, causas, soluções e precauções à serem tomadas para evitar prejuízos.

  1. Troca de tela ou substituição do módulo frontal.
  2. Troca do conector de carga ou entrada do carregador.
  3. Desoxidação – Celulares que caíram na água ou receberam líquidos.
  4. Troca de Bateria – Aumento exponencial após o seguimento de baterias internas.
  5. Desbloqueio de conta Google – Perca de Senha e etc. (Sistema).
  6. Aparelhos mortos – Que não ligam (Defeitos na Placa).
  7. Travamentos, loop infinito e travados na logo.
  8. Troca de alto-falantes, entrada do fone de ouvido e auriculares.
  9. Troca de câmeras e lentes protetoras da câmera.
  10. Restauração de carcaças, substituições por estética.

Listamos acima os 10 problemas mais comuns em celulares levando em consideração a frequência, ou seja, o número 1 possui maior frequência de entrada que o 2 e assim sucessivamente.

Quais as principais causas, soluções e precauções para evitar estes problemas.

Na lista abaixo detalharemos os defeitos, as principais causas, soluções e as precauções à serem tomadas.

1 – Troca de tela ou substituição do módulo frontal

As trocas de telas sem dúvida são os defeitos que lideram as visitas nas assistências técnicas de celulares, pois uma tela quebradas ocasiona inúmeros pontos negativos para o usuário, sendo deles: Toques fantasmas, manchas na tela, vidros soltando além é claro da estética, isto quando a tela apresenta uma imagem.

Curiosidade sobre as tecnologias de telas de celulares atuais

Não vamos entrar em detalhes pois deixaremos isto para um novo artigo mas existem atualmente em uso 4 tipos de telas, sendo elas LCD, IPS, OLED, AMOLED e também algumas variantes e tecnologias que vem para substituir os padrões antigos e são elas a Super-Amoled e MicroOLED.

Na bancada, costumamos separar em apenas dois tipos: Com backlight sendo elas LCD e IPS e Sem backlight que são elas Oled, Amoled e Super-Amoled com maior uso atualmente.

Mas o que muda afinal para o usuário? Uma troca de frontal ou módulo frontal geralmente custa em torno de 30 à 40% o valor do aparelho, em alguns casos este percentual pode até ser maior, principalmente em telas sem backlight que quando quebram simplesmente apagam de vez forçando uma substituição rápida.

As causas não precisamos dizer que são os famosos “Mau Uso“, ou seja: Quedas, Baques, ou acidentes onde o celular vai direto ao chão ou aparece trincado em meio à um molho de chaves na bolsa por exemplo, “Outros atropelas literalmente” e aparecem em rsrsrs.

Como evitar a quebra de telas?

Bom, acredito que isso não seja segredo, pois além do cuidado com o manuseio do aparelho no cotidiano, costumamos indicar para os clientes as famosas “Películas de vidro e 3D” além de “Capinhas anti-impácto“.

Costumo dizer que este serão os 40 reais mais bem investidos que o cliente terá.

2 – Troca do conector de carga é outro problema comum em celular.

A substituição do conector de carga de um aparelho é sem dúvida um problema corriqueiro nas assistências técnicas e costumam ser os mais lucrativos inclusive!

Mas acalme-se! Não pense que a troca do conector de carga é dinheiro fácil para o técnico, pois sem o equipamento necessário, mão de obra especializada e componentes corretos nada disso seria possível.

Você sabia?

Para substituir um conector de carga ou “DOC” são necessários cerca de 300ºC de uma estação de ar, um ferro de solda e uma boa visão e conhecimento do técnico, além é claro do componente novo para substituir, bem como pasta de solda, álcool isopropilico 98% e estanho de qualidade.

O que causa o mau funcionamento do conector de carga?

Como sempre o Mau Uso do usuário: Utilizar o celular enquanto carrega, puxões no cabo, conexões bruscas ou invertidas, humidade, oxidação e sujeira e carregadores turbo em celulares sem a função e com tensões e corrente incompatíveis (Isso abre espaço para um outro artigo).

Evitando problemas comuns no conector de carga?

Para evitar a quebra do conector de carga evite ao máximo utiliza-lo enquanto carrega, pois o próprio peso do cabo conectado já é suficiente para forçar a entrada de carga, amolecer a solda e abrir a proteção do conector ocasionando mal contato.

Curiosidade sobre o conector de carga

O conector de carga é feito para “abrir” propositalmente para evitar que num puxão por exemplo apenas o conector se danifique evitando assim o rompimento das trilhas. Mas nem sempre essa proteção é suficiente e em alguns modelos é muito pior como o caso do “Moto C” e muitos outros que sempre se rompem as trilhas sendo necessário “Jumpers” para o concerto.

Evite cabos danificados ou velhos demais como aqueles que precisa ficar enrolando no celular para carregar. Ao fazer isso, você pode estar tentando economizar 15 reais de um cabo mas pode estar quebrando um conector que custa no mínimo 80 à 150 reais para ser trocado.

Não deixe o celular nas mãos de crianças pequenas, pois colocam na boca e oxidam o conector e outros componentes, o mesmo acontece ao transportar o celular junto ao corpo como seios ou cintura, fazendo-os receber suor que contem além de umidade também o “sal” que acelera o processo de oxidação.

Também evite carregadores paralelos de má qualidade, sempre prefira original ou de marcas com boa qualidade.

Não utilize carregadores TURBO em celulares que não possuem a função turbo charger, pois estes carregam com 5, 9 ou 12v e aparelhos sem a função apenas com 5v. Em um eventual problema, seu celular pode receber uma tensão inadequada ocasionando não só a queima do conector, mas também de componentes como diodos, bobinas e circuitos integrados cruciais para seu funcionamento.

3 – Oxidação, faz parte de problemas comuns em celulares.

A desoxidação é feito em aparelhos celulares que tiveram contato com liquido ou umidade levando à corrosão de seus componentes.

A desoxidação é realizada apenas na placa do celular ou sendo mais específico em partes que possuem circuitos integrados, placas e contatos de alguma forma.

O processo de desoxidação em celulares é feito geralmente utilizando uma “Cuba ultrassônica” tendo como agentes o álcool isopropílico e também alguns produtos mais fortes para casos extremos. A placa é mergulhada no líquido dentro da cuba já sem câmeras, microfones e componentes que costumam danificar, e inicia-se o processo.

É um processo que leva cerca de 24hs entre o início da desmontagem, limpeza, secagem e testes. Mas nem sempre somente a desoxidação é suficiente para fazer o celular voltar a vida, pois após todo o processo ainda é necessário realizar a substituição de componentes que por ventura tenham sido danificados, como por exemplo: Telas, touch, alto-falantes, microfones, câmeras e etc.

Por vezes é necessário realizar a reconstrução de trilhas que foram corroídas, substituir circuitos integrados, capacitores, bobinas, chaves de power, volume, home e etc. Em fim, todos esses componentes podem ser afetados em um aparelho que teve contato com umidade e com a corrente elétrica correndo sobre os mesmos acelera ainda o processo de corrosão.

Evitando problemas comuns em celulares como a oxidação?

A Oxidações são problemas comuns em celulares e para evitar esse tipo de problema é importante lembrar que seu telefone é um equipamento eletrônico e com isso devemos evitar o contato com a umidade e líquidos em geral.

  • Não leve o celular para o banheiro(no banho)
  • Não transporte o celular entre os seios ou sintura onde o contato com suor é grande.
  • Maresia de praia, a água do mar, bem como suor, aceleram o processo de oxidação por conter sal!
  • Cuidado com a ponta do carregador pendurada no chão propensa à umidade.
  • Ainda não existe “Celular à prova d’água” apenas resistentes à certas profundidades e respingos.
  • Ao transportar seu celular por locais onde possa cair, coloque-o dentro de uma camisinha, assim caso ele caia, não sofrerá dano algum.

Um dado importante! 80% dos aparelhos que caem na água param de funcionar e a grande maioria tem o laudo de “PT” Perca total, e quando funcionam terão a vida útil muito reduzida.

Troca de Bateria – Outro problema comum em celulares.

A bateria é um dos componentes mais importantes do celular, por ser ela a responsável por manter o aparelho ligado.

Com o tempo e formas de uso as baterias vão causando problemas desagradáveis para os usuários, seja por não conseguirem manter a carga, seja por simplesmente não conseguirem ligar o celular e até mesmo por inchar!

Como evitar problemas comuns nas baterias dos celulares

A primeira das reclamações é com relação a autonomia da bateria, que por vezes está abaixo da esperada pelo usuário.

Lembrando que cada bateria possui uma capacidade diferente e essa capacidade é medida em Mil ampères hora com uma média de 3000 MAh na maioria dos celulares.

Para saber quanto tempo uma bateria de 3A devemos saber o consumo do celular e supondo que ele consuma 0.150mah em standby, com uma bateria de 3000mah temos: 3000/150=20hs. Obviamente que este número é um consumo médio e o celular aumenta e baixa este consumo conforme seu uso.

Se você fez a conta e sua bateria está abaixo do especificado quer dizer que ela está perdendo a capacidade de armazenamento de carga e o problema terá um aumento gradativo com o tempo sendo necessário a substituição da bateria.

Problemas com as baterias inchadas também são corriqueiros e a causa principal é por “Aquecimento”, seja ao carregar, usar o celular enquanto carrega, deixa-lo no painel do carro no sol e outras ações que aceleram este processo.

Como melhorar a vida útil da bateria do celular

Para evitar mais este problema comum em celular, listamos abaixo algumas precauções à serem levadas em consideração.

  • Não deixe o celular carregando por longos períodos (como a noite inteira por exemplo).
  • Evite usar o celular enquanto carrega, isso pode aquecer o celular e a bateria que por sua vez incha.
  • Não deixe o celular no painel do carro em dias ensolarados.

Desbloqueio de conta Google e perca de Senha

Este na realidade não é um defeito, mas sim um descuido do usuário que por sua vez esquece a senha do dispositivo e tenta formata-lo na tentativa de zerar tudo, mas não é assim que acontece.

O Desbloqueio de conta Google é feito quando um celular é formatado e na em sua primeira inicialização ele pede que você insira um e-mail e senha utilizados no celular anteriormente, assim é uma segurança adicional para seu dispositivo.

Como evitar o problema de desbloqueio de conta Google

Antes de mais nada, saiba que este é um dos problemas comuns em celulares e grande parte é por formatar o celular da maneira errada, portanto deixamos abaixo um link para ajuda-lo neste processo.

Recomendado: Como formatar corretamente o celular sem perder arquivos.

  • Utilize senhas seguras, mas que sejam fáceis de lembrar.
  • Evite mudar de senha com frequência.
  • Realize um backup de arquivos e aplicativos constantemente.
  • Email: Veja a importância de criar uma conta Google corretamente.
  • Mantenha seu número atualizado em seus cadastros de e-mails.

Outros problemas comuns em celulares citados na lista

Não iremos detalhar os outros problemas citados na lista porque o restante deles são resolvidos com cuidados físicos que podem ser evitados apenas cuidando bem do seu equipamento.

Já problemas de Sistema, loop infinito e outros podem ser evitados não realizando procedimentos arriscados em seu celular como Root, Utilizar todo armazenamento, aplicativos pesados demais para seu sistema e etc.

Os auto falantes podem ter a vida útil maior se você pensar que são imãs que atraem pó de ferro espalhado em superfícies e bolsos.

Além de evitar o acumulo de sujeira já que o componente é móvel “vai para frente e para traz” conforme o som e sendo assim a sujeira pode impedir este movimento interferindo na qualidade do áudio.

O entupimento de orifícios de microfone, conector, fones de ouvido e etc podem ser evitados utilizando capinhas com tampinhas, além é claro de evitar locais com sujeira demasiada no ar.

Principais defeitos e problemas comuns em celulares – Considerações finais

Com este artigo podemos perceber que a maioria dos problemas comuns em celulares podem ser evitados utilizando seu bem de maneira mais cuidadosa prolongando sua vida útil.

Uma dica é sempre levar seu celular em assistências com boa reputação, assim você terá certeza de que seu celular terá os cuidados necessários feitos de maneira profissional.

Utilize o formulário de comentários para elucidar outras dúvidas que por ventura tenham ficado para traz, ficaremos felizes em responde-las.

Deixe uma resposta