Pular para o conteúdo

Como formatar o computador sem perder arquivos

Hoje em dia os computadores podem armazenar dezenas e até milhares de arquivos graças aos hds de grande capacidade existentes no mercado, porém, mesmo com hds de gigas e teras de espaço é inevitavel que um dia tenhamos que formatar o computador seja por um vírus, problemas casuais e até mesmo por manutenção preventiva.

Porém alguns usuários tem a triste notícia vinda dos técnicos de que seus arquivos serão apagados juntamente com a formatação para a instalação de um sistema operacional novo.
Pensando nisso, realizei a pergunta à mim mesmo para tentar deixar aqui algumas alternativas para nossos leitores e amigos !

Como formatar o computador sem perder os arquivos ?

Existem algumas opções à serem usadas para que não percamos nossos arquivos se uma eventual formatação tiver que ser usada.

A utilização do Backup de rotina é essencial para que seus principais arquivos não se percam por causa de um vírus no computador, e formatações para manutenção e/ou prevenção de erros.
vamos ver abaixo algumas soluções bem simples.

Backup de Rotina !

Fazer um backup de rotina é sem dúvida a melhor opção para manter seus arquivos guardados em outros locais que não sejam o computador, e algumas destas opções são: Partições, Midias de Cds e Dvs, Pendrives, Celulares, Cartões de memória, HDs externos e até mesmo Serviços online !
Se você é um usuário que toma conta de seus arquivos, então já deve ter ouvido falar nas opções acima, mas se não ouviu, então vamos ver um pouco mais sobre elas !
        Obs: De nada adianta fazer backup de seus arquivos depois que eles foram infectados por vírus,     pois mesmo depois de uma formatação, ao utilizar estes arquivos no computador o mesmo será “Re-Infectado” ou seja o problema irá persistir. ( Utilize sempre a “prevenção” ).
Tendo avisado sobre o cuidado antes de fazer um backup, vamos ver as opções que temos:

Partições

As partições são simplesmente a divisão de seu espaço em disco ou seja, ela “Divide seu hd” deixando uma parte para seu sistema operacional e outra para armazenamento de arquivos.
Utilizar partições em seu computador é sem dúvida o método mais adequado para fazer uma formatação sem perder seus arquivos, porém isso deve ser feito antes mesmo de se instalar seu sistema operacional, ou através do Gerenciamento de disco do Windows.
Basicamente, quando você for formatar o computador, o sistema irá perguntar em qual partição deseja instalar, bastando escolher a partição onde estava o antigo sistema, assim mantendo intacta a partição onde estará seus arquivos.

Midias de Cds e Dvds !

As mídias de cds e dvds podem ser utilizadas para armazenar qualquer tipo de arquivos sendos eles fortos, imagens, músicas, programas, documentos e etc.
Para utilizar uma mídias para armazenar arquivos de diferentes tipos deve-se grava-la no formato “CD/Dvd de Dados” ou seja vários tipos de dados.
Mídias de Cds suportam até 690 Megas de arquivos independente do tipo, sendo julgados por tamanho se utilizada a gravação de dados.
Midias de Dvds suportam até 4 Gigas de arquivos independente do tipo, também julgados por tamanhos se utilizada a gravação de dados.

Pendrives, Celulares e Cartões de memória !

Os Dispositivos acima podem facilmente ser utilizados para armazenamento de arquivo “backup” por terem a facilidade das portas “USB Plug And Play” ou seja, você espeta o dispositivo, copia o arquivo e simplesmente cola nesses dispositivos.
O tamanho de armazenamento varia de dispositivo para dispositivo, podendo ter pendrives e cartões de memória de 1 até 32 Gigas, sendo facilmente encontrados para venda em lojas de informática.

Hds Externos

Hds externos são dispositivos bem parecidos com o hd “hard Disk” que é encontrado dentro do seu computador, e o diferencial é justamente como diz o nome “Externo” ou seja, ele pode ser carregado como um antigo “Disk Man” ou celular.
Um hd externo trabalha como se fosse um pendrive, porém com uma capacidade de armazenamento bem maior, que varia entre 20 Gigas e 1 Terabyte de espaço.
Um hd externo custa em média R$: 300,00 Reais podendo variar de acordo com o espaço de armazenamento suportado.

Serviços online ou simplesmente “hd virtual”.

Há vários serviços de armazenamento online gratuitos que podem ser utilizados por qualquer usuário com conexão à internet, e por ser online e gratuito não coça nada no bolso dos usuários dependendo apenas da velocidade de sua internet para envia-los para a grande rede !
Hds virtuais são servidores “computadores” que ficam online 24 horas por dia nos 7 dias da semana e você envia arquivos através do upload e retira através de download !.
Os Serviços online de armazenamento são ótimos e confiáveis, além de poder compartilhar arquivos com outros usuários, você também pode acessá-los de qualquer local desde que tenha uma conexão com a internet.
Vamos ver alguns serviços de armazenamento gratuitos !
O media fire é um serviço gratuito para hospedar qualquer tipo de arquivos e o melhor é que o espaço é ilimitador “desde que você faça uma conta no site”.
Uma outra limitação é que cada arquivo enviado seja de no máximo de 200 Megas.
Você pode acessá-lo usando sua conta do Facebook !
O Dropbox suporta até 2 Gigas de arquivos em sua contra free, porém você pode adquirir mais espaço atraves de referencias e até mesmo convites de amigos vindos dos Twitter, Facebook, ganhando alguns expaços extras para armazenamento.
Cada amigo que se cadastra atraves de um convite seu, será adicionado 500 mb à sua conta podendo chegar até 16 Gigas !
O Google Drive é o sistema de armazenamento gratuito do Google, e com ele você tem 5 Gigas de espaço para armazenamento.
Com o Google Drive, é possível compartilhar arquivos com outros usuários além de integrar sua conta do Google Docs e poder editar arquivos online.
O Skydrive é uma ótima opção para quem já possui um e-mail do “Hotmail ou Live.com”, pois é totalmente integrado à sua conta.
Atualmente o Skydrive conta com apenas 7 Gigas de espaço para usuários Free, podendo comprar espaços adicionais para o serviço !
Vimos então que é possível que você formate seu computador fazendo apenas um backup de rotina de seus principais arquivos, e assim, ficará mais seguro para realizar uma formatação do computador.
Curta essa página e compartilhe com seus amigos !

Deixe uma resposta