Pular para o conteúdo

O que é, e para que serve a política de privacidade digital

Hoje vamos falar sobre os conceitos da política de privacidade para websites, mostrando os os principais pontos importantes sobre a privacidade digital utilizada por usuários, sites e blogs além de mostrar a maneira correta de criar sua política de privacidade utilizando também modelos.

A política de privacidade de sites e blogs que na maioria das vezes são ignoradas ou colocadas de maneira errônea como ocorre ao copiar a PPD de sites alheios ou famosos podendo trazer sérios riscos ao responsável.

Política de Privacidade Digital
Mas antes de tratarmos sobre os erros e os cuidados que devem ser tomados, trataremos sobre o Assunto principal, informando o que é e para que serve a tal política de privacidade ilustrada em sites e blogs internet a fora.

Conceitos de Política de privacidade para websites

Conceitos da Privacidade digital

Antes de mais nada devemos rever alguns conceitos no que se refere à política de privacidade, e assim como são duas palavras distintas que formam um objetivo. Portanto temos:

Política: Neste caso, a palavra que é utilizada em conjunto com “Privacidade” para “Informar/deixar claro” sobre como um determinado dado é utilizado pelo presente site.

Privacidade: A privacidade nada mais é do que o “Direitos de ser anônimo” e cada um pode e deve ter a sua própria afim de viver como bem intende perante a sociedade sem ser incomodado. (Em fim, O direito de não ser incomodado.)

O que é a política de privacidade:

Já o termo “Política de Privacidade” é um conjunto de regras  que qualquer entidade idônea informa ao manipula algum tipo de dado relevante ou comprometedor de pessoas alheias deixando aquilo bem claro em forma de aviso !
Exemplo simples política de privacidade de uma entidade idônea / transparente.

Você pode tornar-se um bombeiro ! Porém, corre o risco de morte e acidentes eminentes ao exercer tal função de grandíssima importância para humanidade.

Deveres da política de privacidade de sites e blogs

A Política de Privacidade Digital (p.p.d.)deve seguir três conceitos básicas para estar dentro das normas segundo documento elaborado por Mann e Eisen e divulgados por órgãos como IPC e Microsóft no Canadá:

Informar ao usuário qual o tipo de segurança que entidade utiliza para proteger as informações disponibilizadas.

Deixar de forma bem clara que tipo de informação é coletada do usuário e quem tem acesso as mesmas.

Dar o direito de escolha ao usuário que deve ou não aprovar que tipo de informação é coletada e/ou compartilhada com terceiros, além de ter o direito de “alterar as informações afim de corrigí-las.

Leve em consideração que a principal norma é deixar a responsabilidade sobre o próprio usuário desde que ele seja informado como proceder para fornecer ou não as informações. Portanto, veja alguns pontos direcionados para um site ou blog.

  • A política de privacidade quando imposta em um website ou blog nada mais é do que um conjunto de termos onde o objetivo é informar ao usuário (visitante) o que pode acontecer ao navegar em determinadas paginas e principalmente oque será feito com seus dados ao preencher algum tipo de formulário.
  • Outro ponto importante é deixar claro ao usuário sobre os domínios e extensões do site para que o visitante tenha total clareza que ainda está dentro daqueles termos, assim como declarar não ser responsável por dados coletados após o usuário ultrapassar este domínio clicando por exemplo em uma publicidade. (Ao sair do seu website)
  • Nunca copiar política de privacidade alheia: Nunca faça este tipo de ação, pois poderá ser penalizado pelos motores de busca devido ao conteúdo duplicado que será tratado como plágio. Portanto crie a sua própria PPD (Política de Privacidade Digital)
  • Os dados de seu usuário: Seja transparente sobre os dados que seus usuários disponibilizam à você através de formulários, Nunca venda, troque ou mesmo divulgue as informações de seus usuários à terceiros para benefício próprio. Isso pode até mesmo gerar processo !
  • Sites e blogs com anúncios: Deixe claro à seus usuários que você possui formas de rentabilizar seu website ou blog, de forma que ao clicarem em tais anúncios serão levados para fora de seus domínios e que a partir daí estão sobre a cobertura da privacidade dos próprios anunciantes, Se possível ainda deixe um link para a privacidade de cada um deles como por exemplo fazemos com o Google Adsense e outros programas de afiliados que também utilizam os dados do usuário para exibir anúncios com base em interesses.

A Privacidade Digital

As políticas de privacidade nos dias de hoje com a era digital, muda cada vez mais a forma com que cada indivíduo deve se portar perante a web.

Com o surgimento das redes sociais, é cada vez mais fácil de qualquer um ter sua privacidade violada além de não ter o devido tempo para correr atrás dos prejuízos, visto que, a informação é passada de forma viral e sem qualquer controle web a fora.

A importância da política de privacidade em um Website parte exatamente daí, pois passa ao usuário a sensação de segurança ao navegar pelas páginas dando-lhe a oportunidade de proteger-se ou mesmo de fornecer as informações corretamente evitando assim as estatísticas errôneas baseadas em dados recebidos pelo site ou blog.

Modelos de Política de Privacidade:

Na realidade não existe um modelo específico de política de privacidade, daí o erro ao copia-la de terceiros, pois um cada um pode usar de maneira diferente os dados recebidos.

Mesmo assim, podemos basear-se em algumas políticas de privacidade de acordo com o “tipo de utilização”, como por exemplo em blogs que utilizam tais informações praticamente da mesma forma.

Devido à este fato, decidimos criar um modelo de Política de Privacidade Digital com base em outros websites e blogs para que você “Decida como redigir a sua própria” da forma mais correta. (Não para ser copiada.)


Este artigo pertence ao Kbaus Tutoriais.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Deixe uma resposta