Pular para o conteúdo

Para que serve e como criar links nofollow

Este é um guest post enviado por Adriano Luz, autor do blog www.afiliados-na-web.com.

Deste o principio, mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo utilizam os links para uma determinada página como forma de medir seu grau de importância na internet e melhorar seus resultados nas pesquisas realizadas em seu site. Porém, com a utilização da criação de links em excesso por parte de webmasters e bloggers, esta pratica incorreta também tem sido combatida fortemente pelos buscadores.

Para que serve e como criar links nofollow

Uma vez que linkamos no interior de nossas páginas uma determinada URL, perante aos buscadores fica como se estivéssemos transferindo nossa credibilidade à aquela página de destino. Isto em muitos casos não é o que ocorre na realidade e, para isto, existe um atributo para que não passemos nossa relevância para as páginas de destino. Além disso, este atributo pode ser utilizado em páginas que não queremos que os robôs dos buscadores indexem, como por exemplo páginas internas de categorias, contato e etc.

Embora seja um recurso oferecido pelos buscadores, o atributo nofollow não é uma pratica que recomendo que seja utilizado em excesso. Agregar informações externas aos nossos
conteúdos também é uma boa forma de agradarmos leitores e os próprios buscadores, que dão valor quando uma determinada página possui referências externas, desde que não seja em excesso, caracterizando uma tentativa de burlar o rankeamento dos mecanismos de busca e obter vantagens com isto.

Leia Também:
* Programa de afiliados – As melhores redes de afiliados

* Hotwords Afiliados

Como utilizar o atributo nofollow?

Para utilizar este atributo é muito simples, basta adicioná-lo dentro do comando de links que utiliza atualmente, o href. Abaixo vamos mostrar o exemplo do uso com ou sem o atributo nofollow.

– a href=”URL da pagina destino”


– a href=”URL da pagina destino” rel=”nofollow”

Pronto. Com este simples atributo você demonstra ao navegador que não deseja passar o chamado juice a página de destino.

Um abraço a todos e até breve!

Este foi um guest post escrito por  Adriano Luz que bloga no Afiliados na Web, falando um pouco sobre links no-follow !Você também pode enviar seu Guest post para compartilhar seu conhecimento com nossos leitores, bastando utilizar o formulário de contato !


Este artigo pertence ao Kbaus Tutoriais.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

4 comentários em “Para que serve e como criar links nofollow”

  1. Mais e se não usar nada o google vai ler de qualquer geito ?
    porque tem links que vem com dofollow e dizem que é pra que o google siga ele.

    tipo:
    nofollow = nao siga
    dofollow = siga
    sem tag = sei lá –'

    isso me deixa meio desnorteado.

  2. Ola Miller,

    Só tenho a agradecer a oportunidade de ter um post publicado em seu blog. Realmente o nofollow é útil, mais não deve ser utilizado para tudo igual alguns bloggers fazem.

    Obrigado pela oportunidade e sucesso com o blog!

    Adriano Luz

  3. Olá Adriano !
    Excelente artigo !
    Realmente o no-follow deve ser usado com cautela, passando juice à quem merece, e fazer uso dele quando a página do link não irá agregar nenhum conteúdo ao link atual.

    Muito bom !
    Abraço !

Deixe uma resposta