Pular para o conteúdo

Seja útil ao leitor e o Google irá retribuir !

Porque devemos ser úteis ao leitor e quais benefícios uma retribuição do Google pode nos trazer.

Direto ao ponto, provavelmente mais de 85% das visitas do seu site venham do Google, Youtube e outras plataformas integradas da mesma empresa.

O fato é que uma retribuição do Google virá na forma de tráfego orgânico e com isso melhores posições nas pesquisas.

Lendo alguns artigos na internet percebi que as alterações na forma do Google indexar os sites causou um grande reboliço.

Grandes portais simplesmente estão despencando das primeiras posições dos resultados de pesquisa, no entanto, outros ganhando e muito com isso, inclusive pequenos blogs e portais.

Isso está acontecendo porque grande parte das mudanças foram feitas pensando em promover a melhor experiência ao leitor que pesquisa diariamente na plataforma.

Algumas destas mudanças estão relacionadas a maneira como fazíamos SEO.

Algumas manobras ficam menos importantes, no entanto, continuam sendo obrigatórias para um webmaster.

O simples preenchimento de tags de título, descrição, h1, h2, h3 que organizam o conteúdo que antes eram cruciais para o SEO do seu site agora não passam de obrigações.

Seja útil ao leitor o Google irá retribuir

No artigo passado falamos sobre o que é SEO, e podemos ver que existem formas de manipular os motores afim de melhorar posições nas pesquisas. No entanto, o Google Panda trouxe mudanças que reprimem essas técnicas de manipulação.

Mas em fim, o que importa é que estas mudanças focalizaram em dar melhores posições para sites que criem conteúdo de qualidade, que tenham técnicas de SEO conhecidas bem implementadas e que além disso se sobressaiam na aquisição de links ou seja, paginas que tenham mais indicações.

Seja útil ao leitor, o Google reconhece!

Obviamente o conteúdo de qualidade sempre será o fator primordial para uma melhor experiência do seu leitor pois é através dele que você poderá conquista-lo.

Como de costume, o objetivo de um site é informar através de conteúdo seja ele qual for e o que importa é ter qualidade.

Basta criar conteúdo pensando na pessoa que vai ler, dividindo seu post com tópicos, imagens, fontes legíveis e por aí vai.

Não há a necessidade de criar conteúdo forçando na leitura do Google Panda, Beija-Flor ou de qualquer robô que seja.

Tenha o reconhecimento do Google e seja útil ao leitor

O Google não quer saber se seu site tem 100, 1000 ou 1 milhão de visitas, isso é irrelevante para o usuário que simplesmente entrou em seu motor de busca, pesquisou um determinado assunto e obteve na primeira página 10 resultados relacionados com sua busca.

Digamos que o leitor ache seu site nesta busca e tenha a curiosidade de entrar para ver o conteúdo apresentado.

Por isso ao escrever um artigo, tente deixar seu leitor satisfeito com a informação recebida, e para isso alguns pontos devem ser levados em consideração.

Seja útil no título descritivo e intuitivo

O título de um artigo deve descreve-lo ao máximo, possibilitando ao leitor ter uma noção do conteúdo que está prestes a ler.

O título de um artigo deve descreve-lo ao máximo

Utilize o limite de 160 caracteres a seu favor e seja o mais objetivo possível (consulte se o limite permanece este citado)

O primeiro parágrafo

O primeiro parágrafo é muito importante e deve ser escrito pensando em prender seu leitor informando a ele uma prévia de tudo que será tratado no artigo.

Assim como a meta descrição (description) que aparece embaixo do título nos resultados de pesquisa, o primeiro parágrafo deve ser informativo o suficiente para prender seu leitor.

É comum seu o leitor ficar ou sair da página exatamente ao ler este primeiro parágrafo, daí a sua importância para evitar altas taxas de rejeição.

Crie artigos úteis ao leitor!

Agora que já escreveu um título apresentável, e um primeiro parágrafo impecável focando nos principais assuntos do seu artigo poderemos partir para o próximo passo

O conteúdo do seu artigo é o que você mais tem de precioso para apresentar ao seu visitante, por isso você deve dar enfase e qualidade a ele.

Evite conteúdo pobre e com poucas informações úteis, não deixe seu visitante decepcionado e com certeza vai evitar altas taxas de rejeições.

A dica aqui é escolher um assunto, pesquisar, criar tópicos principais e com isso sanar todas as dúvidas do seu visitante.

Indique artigos relacionados ao leitor

Convenhamos que raramente conseguiremos sanar todas as dúvidas do visitante em um único artigo, e por isso devemos utilizar os artigos relacionados.

O uso dos artigos com conteúdo relacionado é interessante para criar uma estrutura de links internas do seu site, bem como, indicar informação relevante para seu visitante.

E nada melhor do que informar ao seu visitante que você escreveu algo que pode agregar valor ao conteúdo que ele já está lendo.

A dica aqui é fazer uma varredura em seu site ou blog a procura de artigos relacionados criando ligações entre eles agregando informação ao seu visitante e melhorando seu tempo no site.

Seja útil Indicando conteúdo relacionado ao leitor.

Quando ouvimos o termo “Conteúdo relacionado” é normal pensarmos em artigos de nosso próprio website, mas nem sempre é assim.

Seu site pode ser novo e simplesmente não ter conteúdo relacionado, no entanto, você não pode deixar de manter seu visitante informado.

Mesmo que para isso você utilize sites e blogs de terceiros para informar seu visitante, utilizando o Outbound Link, ou links de saída.

O Google não quer saber como você agrega valor ao seu leitor, mas se você o faz, independente de ser ou não no seu site.

Então indique conteúdo à seu leitor, mesmo que para isso ele tenha que sair de seu Website para ter aquele conteúdo em sites alheios.

Não fique espantado, saiba que quando seu leitor precisar de informações úteis ele com certeza ele voltará ao seu site para busca-lo.

Conclusão

A primeira lição é que você deve focar no conteúdo de qualidade com fontes legíveis e propagandas não intrusivas, tudo focando numa boa experiência para seu visitante.

Vimos também que é necessário manter as técnicas de SEO que antes já aplicávamos, mas não esquecendo que não serão os únicos fatores de posicionamento nos mecanismos de busca.

Se você tem um site novo, tem que focar na criação de conteúdo de qualidade e cheio de informação útil. Esta informação pode ser proveniente de outros sites, indique, utilize o nofollow e o dofollow.

No final das contas, o Google quer simplesmente ser mais Humano utilizando a inteligência artificial para proporcionar a melhor experiência para o visitante indicando sites que o deixarão satisfeitos.

Se você fazer o que já está acostumado à fazer, e fazer um pouco mais, será gratificante para você, seu site, visitante e para o tão famoso Google !

Marcações:

Deixe uma resposta