Pular para o conteúdo

Windows 10 reiniciando e atualizando sozinho, Como impedir?

Ninguém gosta de ver seu computador ou notebook reiniciando no meio de um trabalho ou na hora daquele vídeo imperdível e mesmo que você não tenha configurado nada disso, é um padrão do próprio sistema e hoje vamos passar algumas dicas de como impedir que o Windows reinicie sozinho, seja por uma atualização ou por qualquer tarefa sem que você não queira.

Adiantamos que você é livre para dizer “Não, obrigado” para a Microsoft para qualquer atualização, porém, neste tutorial vamos mostrar como resolver o problema do Windows 10 reiniciando após uma atualização de sistema, e até impedir que o Windows faça atualizações sem seu consentimento, causando lentidões na hora que você mais precisa em alguns casos.

Porém, se você é um usuário leigo e não entende muito bem oque são e para que servem as atualizações, principalmente as de segurança, recomendamos à que não desmarque qualquer opção relacionada à segurança do Windows, pois isto pode deixa-lo vulnerável contra ameaças na web.

Configurar atualizações do Windows 10

Abaixo vamos primeiramente configurar as atualizações do Windows 10, de modo que você escolha sempre a melhor opção ao seu caso, por isso, preste atenção nas opções que deseja ativar e desativar nas opções avançadas de atualizações.

Para chegar rapidamente à configuração de atualização do Windows, digite “Atualizações” na barra de pesquisa e clique na primeira opção “Verificar se há atualizações

Windows 10 reiniciando sozinho

Opções de Atualização

Ao desativar as primeiras duas caixas, você impedirá que o Windows Atualize outros produtos junto com atualizações do sistema, e a segunda caixa impedirá que o sistema baixe atualizações utilizando dados limitados, como por exemplo de conexões que usam dados móveis ou com algum limite de taxa. A recomendação aqui é desativar ambas.

Notificações de Atualização

Ao deixar esta opção como “desativada”, dará adeus aquela mensagem indicando que o Windows precisa ser reiniciado para concluir uma atualização.

Pausar Atualizações do Windows

Ao deixar esta opção como desativado, você vai impedir que o Windows 10 instale atualizações por até 35 dias. Você ainda não conseguiu desativar as atualizações, mas já vai ficar tranquilo por um bom tempo.

Escolher quando as atualizações são instaladas

Nestas opções você poderá definir uma quantidade de dias sem que o Windows instale atualizações, porém, aqui as atualizações são divididas por grau de importância, sendo “Atualizações de recursos” e “Atualizações de Segurança“.

A primeira opção é possível adiar uma atualização de recursos e melhorias por até 365 dias (1 ano), e ainda renovar a quantidade de dias sempre que desejar..

A segunda opção é possível adiar uma atualização de segurança por até 30 dias (1 mês), e acreditamos ser um tempo aceitável, visto que estas são atualizações que visam a privacidade e segurança do sistema.

Windows 10 reiniciando sozinho nunca mais

Se você seguiu estes passos já chegou em seu objetivo e agora não verá mais o Windows 10 reiniciando sozinho nunca mais, porém, saiba que você ainda não impediu que ele baixe atualizações para sempre, apenas adiou por algum tempo.

Veja também: Como fazer o computador desligar sozinho

Devemos salientar que se você não ver exatamente estas opções e configurações no seu Windows 10, é porque pode ocorrer de você ter uma versão diferente do sistema operacional, mas ainda assim aparecerá algumas opções de configurações com 7 dias e até mesmo opções mais avançadas bastando você ler as indicações nas caixas.

O importante foi que agora você sabe que existem configurações avançadas de atualizações do Windows e você pode ajeitar tudo à seu modo.

Alterar horário ativo

Este é pra você que leu o artigo até o final e esta dica pode ser bem útil para evitar que o Windows 10 interrompa seu trabalho com atualizações inesperadas e fora de hora.

Infelizmente, apenas algumas versões do sistema operacional suportam esta função, como o Windows 10 pró por exemplo.

Você pode Alterar o Horário Ativo, ou seja, você pode definir um horário em que você mais utiliza o computador ou notebook e com isso evita que o sistema lhe incomode nestes horários.

O horário ativo máximo é de 18hs, sendo assim, você pode definir um horário entre 05:00 e 23hs por exemplo e neste horário o Windows não vai lhe incomodar com atualizações e reinícios repentinos.

Menu de desligamento alterado.

Você vai notar que quando clicar em “Iniciar” e “Desligar”, o menu de desligamento aparecerá 4 opções para sua escolha, sendo elas: Suspender, Desligar, Atualizar e reiniciar, e por último “Reiniciar”.

Por fim, agora você já é capaz de escolher as melhores opções de configurações de atualizações e desligamentos do Windows e com isso ficará mais tranquilo para trabalhar sem ter que ficar cada 2 minutos clicando em salvar.

Esperamos ter ajudado e como sempre, faça seu comentário com alguma dúvida, crítica ou sugestão para que nós ou nossa comunidade!

Deixe uma resposta