Pular para o conteúdo

Dicas de como escolher um HD Externo

Com a evolução da informática o volume de dados foi aumentado exponencialmente, com isso os mecanismos de transporte de informação tiveram que se adequar.

O que inicialmente era feito em disquetes com praticamente nenhuma memória, hoje é feito com HDs externos.

Estes últimos hoje apresentam uma grande variedade de opções no mercado sendo que isso torna mais difícil a escolha de qual é o melhor.

Por isso veja estas dicas para não errar na hora da compra:

Hd Externo imagem

Dicas para escolher um HD Externo

1. Espaço não é tudo: quando falamos em HD externo, a única questão que a grande maioria das pessoas levanta é sobre o seu espaço de armazenamento, mas o HD externo tem outras particularidades que devem ser analisadas.

Como exemplo, as variações de HDs externos de mesa e portáteis.

Os primeiros são mais indicados para fazer backups, mas não são muito úteis para serem transportados.

Para esta finalidade o mais indicado são os portáteis e isso por razões como o tamanho e a capacidade de armazenamento.

2. Conexão via USB ou Wi-fi: os tipos de conexão para a transmissão de dados também devem ser levadas em conta antes de adquirir o seu HD externo. Durante um bom tempo a única opção, que continua sendo a mais comum, é a via entrada USB.

Hoje é possível encontrar modelos como HD externo wireless, com transmissão de dados via Wi-Fi. A tecnologia deste tipo HD permite que você transmita dados do HD para seu computador, mesmo sem ter conexão com a internet.

Além disso, é muito importante que você busque saber a velocidade de transmissão de dados do HD.

Indicamos que também leia: Qual a voltagem de um HD

3. Software: o sistema que opera o HD externo pode ser de grande valia para diversas funcionalidades como por exemplo alguns modelos oferecem não apenas a transmissão de dados, mas também um software que faz a proteção dos dados que garante a segurança para cópias importantes como backups, por exemplo, além de garantir que os arquivos não sejam corrompidos por erros de sistema.

Além disso, é possível encontrar HDs externos com softwares para funcionalidades de compressão e transferência de dados de maneira eficiente e segura.

4. Avaliar como você vai utilizá-lo: se for para usar o HD externo como pen drive, opte sempre pelo portátil, por seu manejo facilitado. Já se for para ter uma ferramenta eficaz de backup, o HD externo de mesa é o mais indicado, pois ele não foi feito para ficar dentro de mochilas ou bolsas.

Ciente desses pontos, a escolha do HD externo ideal fica mais fácil. É importante avaliar qual dessas funcionalidades é importante para a sua necessidade e ainda pesar marcas e preços. Mas com a variedade de HDs disponíveis hoje no mercado não é fácil achar o que você precisa.

Este foi um Guest Post escrito por +Eduardo Garcia!

Deixe uma resposta