Pular para o conteúdo

Será que a forma como fazemos SEO morreu?

Fazer SEO não é mais novidade, e quem tem um blog ou site já sabe dar os primeiros passos nas técnicas.Contudo, nos últimos tempos, podemos definir que a forma de otimizar sites mudou bastante, e isso de deve, principalmente, às últimas atualizações do Google: o Panda e o Hummingbird. Agora, o que se vê,são muitos blogueiros que não podem mais se dar ao luxo, dizendo que se dão bem no sistema de SEO antigo e os mais pessimistas crêem que o SEO foi morto e enterrado, se não, está dando os últimos suspiros. Será mesmo?

SEO - Otimização para motores de busca

Vamos encarar os fatos de uma forma mais otimista?

A Search Engine Optimization teve os seus tempos de glória e se destacava quem oferecesse o mínimo de modificações no conteúdo e programação do site. Em outros termos, bastava um negrito e repetições de palavras-chaves que o Google conseguia interpretar as informações de forma muito mais simples. Hoje, o que se percebe, é que o Google, está muito mais inteligente e mais do que simplesmente indexar, seus algoritmos conseguem analisar página por página, oferecendo uma resposta mais clara a cada usuário.

Ok, então qual é o segredo? Será que existe uma fórmula mágica para aparecer de forma orgânica no Google? A resposta, infelizmente, é não. Até mesmo porque o mecanismo de pesquisa mais usado do mundo tem se aperfeiçoado cada dia mais para que cada usuário tenha a resposta do que procurou em menor tempo possível. Às vezes, a região onde o usuário estará determinará os resultados; por vezes, os cookies e os últimos sites navegados. E mais: a intenção é que, mais para frente, os resultados sejam feitos por recomendações feitas por seus amigos no Google Plus. Bom, nunca sabemos o que o Google está aprontando.

Publicidade

Então, a dica primordial para quem desde sempre faz SEO é não desistir e, sim, se aprimorar e ficar por dentro de todas as novidades e discussões. Está certo que muito do que é apresentado é apenas um rumor, mas somente estudando é possível compreender o que vem se passando com o processo de indexação.

De uma forma ou de outra, as atualizações do Google serviram como uma espécie de seleção natural, na qual só os mais adaptados e versáteis às mudanças vão sobreviver. Mas algo dá para fazer desde já: procure sempre trazer ao seu blog/site os melhores conteúdos. Não copie, não gere links desnecessários e faça uma auto-pergunta: será que meu leitor gostaria de ler/ver o que estou fazendo?

Pensar no seu público-alvo, mais do que nunca faz a diferença. Aparecer no Google será uma conseqüência.

Para ficar ligado nas políticas do Google quando o assunto é SEO, visite sempre o Blog  Matt Cutts, o engenheiro do Google há 14 anos, e o canal do YouTube do Webmaster Help.
Fonte: FastCom
Imagens:GettyImages


Este artigo pertence ao Kbaus Tutoriais.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Deixe uma resposta