Pular para o conteúdo

Cientistas criam detector de emoções para motoristas na Suiça !

Cientistas suíços criam um protótipo que é capaz de detectar emoções humanas com o intuito de evitar o nervosismo do motorista  para diminuir o índice de acidentes.

A notícia do protótipo em desenvolvimento partiu da Escola Politécnica Federal de Lousane na Suiça que afirma que o sistema tem capacidade para detectar emoções como: Raiva, alegria, dúvida, tristeza, surpresa, noje e medo.

Detector Emoções

O sistema de detecção de emoções dos motoristas foi desenvolvido em parceria da EPFL e PSA Peugeot Citroên.

Basicamente o funcionamento do sistema é baseado em uma adaptação de aparelho para reconhecimento facial no interior do veículo com uma câmera infravermelha sobre o volante. Sistema este que foi testado utilizando imagens e posteriormente vídeos tendo grande índice de acertos para as principais emoções que poderiam causar acidentes que são Nojo e Raiva.

Publicidade

A equipe de desenvolvimento afirma que a detecção de emoções é apenas um pontapé inicial e tem como objetivo aumentar o poder do sistema adicionando detecção vocal, de distração e cansaço.

Nossa Opinião:

Acreditamos que o sistema de detecção das emoções possa sim ter grandes possibilidades de ter até mesmo 90% de exatidão na hora da identificação do sentimento, porém, talvez algo que eles não tenham pensado é que detectar a emoção não bastaria pois o motorista continuaria com aquele sentimento e talvez até desconta-se no aparelho.

Emfim, O sistema pode até ser 100% funcional, porém, a principal dificuldade seria “Fazer o motorista alterar essa emoção para uma mais tranquila”, coisa que é muito pouco provável.


Este artigo pertence ao Kbaus Tutoriais.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

1 comentário em “Cientistas criam detector de emoções para motoristas na Suiça !”

Deixe uma resposta